O PARADIGMA DO COMPROMISSO SOCIAL, AS DIRETRIZES CURRICULARES E ADAPTAÇÕES NO CURSO DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Martins, Líbia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
Texto Completo: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/625
Resumo: A profissão de psicólogo e a formação em Psicologia, no Brasil, foram regulamentadas antes que houvesse um corpo profissional consistente, em meados da década de 60. Ao longo das décadas de 70 e 80, a Psicologia passou por uma mudança de paradígma que implicou na adoção de uma postura ético-política face à realidade social. Nesse contexto é que as diretrizes curriculares nacionais (DCN) começaram a ser pensadas e chegaram a ser propostas, na década de 90. O objetivo desse artigo é verificar as adaptações curriculares referentes às teorias e práticas no campo social, após as DCN de 2004, e explorar as percepções de egressos do curso de Psicologia da UNIVALE acerca da formação e atuação. O método utilizado foi uma pesquisa documental e levantamento de campo, realizada a partir da análise de matrizes curriculares do curso e de entrevistas com dois grupos de egressos, um formado antes das DCN, outro depois. Verifica-se uma inserção progressivamente maior de disciplinas de escopo social, além da posibilidade de estágios em campos específicos, além da clínica/psicodiagnóstico e Psicologia Organizacional que já eram de praxi. No que tange à percepção dos egressos, em ambos os grupos, foram observadas dificuldades em lidar com as demandas do campo social, as quais apontam para limitações no processo formativo. Um caminho para lidar com este problema seria operacionalizar as habilidades e competências preconizadas pelas DCN em práticas que articulem ensino, extensão e pesquisa.
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