ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/796 |
Resumo: | Resumo: Ao estudar a Ecologia deve se utilizar a aula teórica, onde se apresenta os conceitos e aula prática, onde há a apresentação dos fenômenos por meio de experimentação, aulas de campo etc. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma atividade de campo para apresentar os fenômenos da ecologia e utilizar um jogo didático na avaliação do tema. Para isso os alunos de duas turmas da primeira série do ensino médio foram levados ao jardim da escola, para que os mesmos pudessem distinguir as relações ecológicas presentes em um ambiente em que tinham contato. Após o estudo, as turmas foram divididas em quatro grupos para jogarem o Jogo da Memória Ecológico, no qual deviam formar os pares das relações ecológicas. A atividade de campo mostrou-se adequada para que os alunos distinguirem as relações ecológicas no ambiente natural e a partir do jogo da memória foi possível observar as dificuldades dos alunos ao diferenciar as relações. |
id |
UNIVAP-1_0aa66debf8dfa8c4a3eb7ea1c8a84492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/796 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIORelações EcológicasBiosferaAula práticaEspaço não-formalBiologia.ensino de ecologiaResumo: Ao estudar a Ecologia deve se utilizar a aula teórica, onde se apresenta os conceitos e aula prática, onde há a apresentação dos fenômenos por meio de experimentação, aulas de campo etc. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma atividade de campo para apresentar os fenômenos da ecologia e utilizar um jogo didático na avaliação do tema. Para isso os alunos de duas turmas da primeira série do ensino médio foram levados ao jardim da escola, para que os mesmos pudessem distinguir as relações ecológicas presentes em um ambiente em que tinham contato. Após o estudo, as turmas foram divididas em quatro grupos para jogarem o Jogo da Memória Ecológico, no qual deviam formar os pares das relações ecológicas. A atividade de campo mostrou-se adequada para que os alunos distinguirem as relações ecológicas no ambiente natural e a partir do jogo da memória foi possível observar as dificuldades dos alunos ao diferenciar as relações. IBICT2017-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/79610.18066/revistaunivap.v22i40.796Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 316Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3162237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/796/684Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Luan CerqueiraFerreira, Laís AmorimLordeiro, Mariana AparecidaGuimarães, Elaine GimenezSilva de Freitas, Erika AparecidaWerner, Elias Terra2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/796Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
title |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO de Oliveira, Luan Cerqueira Relações Ecológicas Biosfera Aula prática Espaço não-formal Biologia. ensino de ecologia |
title_short |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO |
author |
de Oliveira, Luan Cerqueira |
author_facet |
de Oliveira, Luan Cerqueira Ferreira, Laís Amorim Lordeiro, Mariana Aparecida Guimarães, Elaine Gimenez Silva de Freitas, Erika Aparecida Werner, Elias Terra |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Laís Amorim Lordeiro, Mariana Aparecida Guimarães, Elaine Gimenez Silva de Freitas, Erika Aparecida Werner, Elias Terra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Luan Cerqueira Ferreira, Laís Amorim Lordeiro, Mariana Aparecida Guimarães, Elaine Gimenez Silva de Freitas, Erika Aparecida Werner, Elias Terra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Ecológicas Biosfera Aula prática Espaço não-formal Biologia. ensino de ecologia |
topic |
Relações Ecológicas Biosfera Aula prática Espaço não-formal Biologia. ensino de ecologia |
description |
Resumo: Ao estudar a Ecologia deve se utilizar a aula teórica, onde se apresenta os conceitos e aula prática, onde há a apresentação dos fenômenos por meio de experimentação, aulas de campo etc. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma atividade de campo para apresentar os fenômenos da ecologia e utilizar um jogo didático na avaliação do tema. Para isso os alunos de duas turmas da primeira série do ensino médio foram levados ao jardim da escola, para que os mesmos pudessem distinguir as relações ecológicas presentes em um ambiente em que tinham contato. Após o estudo, as turmas foram divididas em quatro grupos para jogarem o Jogo da Memória Ecológico, no qual deviam formar os pares das relações ecológicas. A atividade de campo mostrou-se adequada para que os alunos distinguirem as relações ecológicas no ambiente natural e a partir do jogo da memória foi possível observar as dificuldades dos alunos ao diferenciar as relações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/796 10.18066/revistaunivap.v22i40.796 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/796 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/796/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 316 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 316 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287027421184 |