Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ana Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miranda, Jaíne Fernanda Jaques, Peres , Ariadne da Costa, Lemos , Jussara Moretto Martinelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v12i8.42953
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953
Resumo: Neste artigo relatamos a experiência da utilização de um Espaço Não Formal de Educação (ENFE) para a aprendizagem em Ecologia desenvolvida com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos para produção de dados: gravações audiovisuais, fotografias, observações em campo e escrita de cartas pelos estudantes. O objetivo deste estudo consiste em analisar em que termos ocorre a aprendizagem de conceitos ecológicos utilizando um Espaço Não Formal de Educação. Durante a visita ao espaço ENFE, os estudantes foram instigados a apresentarem suas hipóteses e incentivados a discutir, observar e argumentar suas ideias, transpondo conceitos teóricos na prática, favorecendo a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual, promovendo a aprendizagem significativa por meio da interação dos conceitos ecológicos com a realidade dos estudantes e de sua comunidade. Ao propor atividades investigativas aos estudantes no ENFE, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas ambientais e a reflexões sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada.
id UNIFEI_d0bfd074a94a3630210e61a90764d4b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42953
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
spelling Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de EcologiaBeyond the school: encounters with non-forma education spaces in the teaching of EcologyMás allá de la escuela: encuentros con espacios de educacíon no formal en la enseñanza de EcologíaEspacio de educación no formalEcologíaEnseñanza por investigación.Espaço não formal de educaçãoEcologiaEnsino por investigação.Non-formal education spaceEcologyTeaching by investigation.Neste artigo relatamos a experiência da utilização de um Espaço Não Formal de Educação (ENFE) para a aprendizagem em Ecologia desenvolvida com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos para produção de dados: gravações audiovisuais, fotografias, observações em campo e escrita de cartas pelos estudantes. O objetivo deste estudo consiste em analisar em que termos ocorre a aprendizagem de conceitos ecológicos utilizando um Espaço Não Formal de Educação. Durante a visita ao espaço ENFE, os estudantes foram instigados a apresentarem suas hipóteses e incentivados a discutir, observar e argumentar suas ideias, transpondo conceitos teóricos na prática, favorecendo a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual, promovendo a aprendizagem significativa por meio da interação dos conceitos ecológicos com a realidade dos estudantes e de sua comunidade. Ao propor atividades investigativas aos estudantes no ENFE, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas ambientais e a reflexões sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada.In this article we report the experience of using a Non-Formal Education Space (ENFE) for learning in Ecology developed with students of the 3rd Year of High School from a public school in the Municipality of Castanhal in the interior of Pará. of the action-research type, using as instruments for data production: audiovisual recordings, photographs, field observations and letter writing by the students. The objective of this study is to analyze in which terms the learning of ecological concepts occurs using a Non-Formal Education Space. During the visit to the ENFE space, students were encouraged to present their hypotheses and encouraged to discuss, observe and argue their ideas, transposing theoretical concepts into practice, favoring the passage from manipulative action to intellectual action, promoting meaningful learning through interaction of ecological concepts with the reality of students and their community. By proposing investigative activities to students at ENFE, we noticed an increase in students' interest and participation in environmental problems and reflections on the need and possibility of intervening in the observed reality.En este artículo relatamos la experiencia de utilización de un Espacio de Educación No Formal (ENFE) para el aprendizaje en Ecología desarrollado con alumnos del 3º Año de Enseñanza Media de una escuela pública del Municipio de Castanhal en el interior de Pará. La investigación es cualitativa, del tipo investigación-acción, utilizando como instrumentos para la producción de datos: grabaciones audiovisuales, fotografías, observaciones de campo y redacción de cartas por parte de los estudiantes. El objetivo de este estudio es analizar en qué términos se produce el aprendizaje de conceptos ecológicos utilizando un Espacio de Educación No Formal. Durante la visita al espacio ENFE se animó a los estudiantes a exponer sus hipótesis y se animó a discutir, observar y argumentar sus ideas, transponiendo conceptos teóricos a la práctica, favoreciendo el paso de la acción manipulativa a la acción intelectual, favoreciendo el aprendizaje significativo a través de la interacción de conceptos ecológicos. con la realidad de los estudiantes y su comunidad. Al proponer actividades investigativas a los estudiantes de la ENFE, notamos un aumento en el interés y participación de los estudiantes en los problemas ambientales y reflexiones sobre la necesidad y posibilidad de intervenir en la realidad observada.Research, Society and Development2023-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4295310.33448/rsd-v12i8.42953Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11812842953Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11812842953Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e118128429532525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953/34649Copyright (c) 2023 Ana Cristina de Oliveira Rosa; Jaíne Fernanda Jaques Miranda; Ariadne da Costa Peres ; Jussara Moretto Martinelli Lemos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Ana Cristina de Oliveira Miranda, Jaíne Fernanda Jaques Peres , Ariadne da Costa Lemos , Jussara Moretto Martinelli 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42953Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
Beyond the school: encounters with non-forma education spaces in the teaching of Ecology
Más allá de la escuela: encuentros con espacios de educacíon no formal en la enseñanza de Ecología
title Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
spellingShingle Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
Rosa, Ana Cristina de Oliveira
Espacio de educación no formal
Ecología
Enseñanza por investigación.
Espaço não formal de educação
Ecologia
Ensino por investigação.
Non-formal education space
Ecology
Teaching by investigation.
Rosa, Ana Cristina de Oliveira
Espacio de educación no formal
Ecología
Enseñanza por investigación.
Espaço não formal de educação
Ecologia
Ensino por investigação.
Non-formal education space
Ecology
Teaching by investigation.
title_short Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
title_full Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
title_fullStr Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
title_full_unstemmed Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
title_sort Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
author Rosa, Ana Cristina de Oliveira
author_facet Rosa, Ana Cristina de Oliveira
Rosa, Ana Cristina de Oliveira
Miranda, Jaíne Fernanda Jaques
Peres , Ariadne da Costa
Lemos , Jussara Moretto Martinelli
Miranda, Jaíne Fernanda Jaques
Peres , Ariadne da Costa
Lemos , Jussara Moretto Martinelli
author_role author
author2 Miranda, Jaíne Fernanda Jaques
Peres , Ariadne da Costa
Lemos , Jussara Moretto Martinelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ana Cristina de Oliveira
Miranda, Jaíne Fernanda Jaques
Peres , Ariadne da Costa
Lemos , Jussara Moretto Martinelli
dc.subject.por.fl_str_mv Espacio de educación no formal
Ecología
Enseñanza por investigación.
Espaço não formal de educação
Ecologia
Ensino por investigação.
Non-formal education space
Ecology
Teaching by investigation.
topic Espacio de educación no formal
Ecología
Enseñanza por investigación.
Espaço não formal de educação
Ecologia
Ensino por investigação.
Non-formal education space
Ecology
Teaching by investigation.
description Neste artigo relatamos a experiência da utilização de um Espaço Não Formal de Educação (ENFE) para a aprendizagem em Ecologia desenvolvida com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos para produção de dados: gravações audiovisuais, fotografias, observações em campo e escrita de cartas pelos estudantes. O objetivo deste estudo consiste em analisar em que termos ocorre a aprendizagem de conceitos ecológicos utilizando um Espaço Não Formal de Educação. Durante a visita ao espaço ENFE, os estudantes foram instigados a apresentarem suas hipóteses e incentivados a discutir, observar e argumentar suas ideias, transpondo conceitos teóricos na prática, favorecendo a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual, promovendo a aprendizagem significativa por meio da interação dos conceitos ecológicos com a realidade dos estudantes e de sua comunidade. Ao propor atividades investigativas aos estudantes no ENFE, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas ambientais e a reflexões sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953
10.33448/rsd-v12i8.42953
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953/34649
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11812842953
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11812842953
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e11812842953
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1822178658809282560
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42953