Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v12i8.42953 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953 |
Resumo: | Neste artigo relatamos a experiência da utilização de um Espaço Não Formal de Educação (ENFE) para a aprendizagem em Ecologia desenvolvida com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos para produção de dados: gravações audiovisuais, fotografias, observações em campo e escrita de cartas pelos estudantes. O objetivo deste estudo consiste em analisar em que termos ocorre a aprendizagem de conceitos ecológicos utilizando um Espaço Não Formal de Educação. Durante a visita ao espaço ENFE, os estudantes foram instigados a apresentarem suas hipóteses e incentivados a discutir, observar e argumentar suas ideias, transpondo conceitos teóricos na prática, favorecendo a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual, promovendo a aprendizagem significativa por meio da interação dos conceitos ecológicos com a realidade dos estudantes e de sua comunidade. Ao propor atividades investigativas aos estudantes no ENFE, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas ambientais e a reflexões sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada. |
id |
UNIFEI_d0bfd074a94a3630210e61a90764d4b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42953 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de EcologiaBeyond the school: encounters with non-forma education spaces in the teaching of EcologyMás allá de la escuela: encuentros con espacios de educacíon no formal en la enseñanza de EcologíaEspacio de educación no formalEcologíaEnseñanza por investigación.Espaço não formal de educaçãoEcologiaEnsino por investigação.Non-formal education spaceEcologyTeaching by investigation.Neste artigo relatamos a experiência da utilização de um Espaço Não Formal de Educação (ENFE) para a aprendizagem em Ecologia desenvolvida com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos para produção de dados: gravações audiovisuais, fotografias, observações em campo e escrita de cartas pelos estudantes. O objetivo deste estudo consiste em analisar em que termos ocorre a aprendizagem de conceitos ecológicos utilizando um Espaço Não Formal de Educação. Durante a visita ao espaço ENFE, os estudantes foram instigados a apresentarem suas hipóteses e incentivados a discutir, observar e argumentar suas ideias, transpondo conceitos teóricos na prática, favorecendo a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual, promovendo a aprendizagem significativa por meio da interação dos conceitos ecológicos com a realidade dos estudantes e de sua comunidade. Ao propor atividades investigativas aos estudantes no ENFE, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas ambientais e a reflexões sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada.In this article we report the experience of using a Non-Formal Education Space (ENFE) for learning in Ecology developed with students of the 3rd Year of High School from a public school in the Municipality of Castanhal in the interior of Pará. of the action-research type, using as instruments for data production: audiovisual recordings, photographs, field observations and letter writing by the students. The objective of this study is to analyze in which terms the learning of ecological concepts occurs using a Non-Formal Education Space. During the visit to the ENFE space, students were encouraged to present their hypotheses and encouraged to discuss, observe and argue their ideas, transposing theoretical concepts into practice, favoring the passage from manipulative action to intellectual action, promoting meaningful learning through interaction of ecological concepts with the reality of students and their community. By proposing investigative activities to students at ENFE, we noticed an increase in students' interest and participation in environmental problems and reflections on the need and possibility of intervening in the observed reality.En este artículo relatamos la experiencia de utilización de un Espacio de Educación No Formal (ENFE) para el aprendizaje en Ecología desarrollado con alumnos del 3º Año de Enseñanza Media de una escuela pública del Municipio de Castanhal en el interior de Pará. La investigación es cualitativa, del tipo investigación-acción, utilizando como instrumentos para la producción de datos: grabaciones audiovisuales, fotografías, observaciones de campo y redacción de cartas por parte de los estudiantes. El objetivo de este estudio es analizar en qué términos se produce el aprendizaje de conceptos ecológicos utilizando un Espacio de Educación No Formal. Durante la visita al espacio ENFE se animó a los estudiantes a exponer sus hipótesis y se animó a discutir, observar y argumentar sus ideas, transponiendo conceptos teóricos a la práctica, favoreciendo el paso de la acción manipulativa a la acción intelectual, favoreciendo el aprendizaje significativo a través de la interacción de conceptos ecológicos. con la realidad de los estudiantes y su comunidad. Al proponer actividades investigativas a los estudiantes de la ENFE, notamos un aumento en el interés y participación de los estudiantes en los problemas ambientales y reflexiones sobre la necesidad y posibilidad de intervenir en la realidad observada.Research, Society and Development2023-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4295310.33448/rsd-v12i8.42953Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11812842953Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11812842953Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e118128429532525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953/34649Copyright (c) 2023 Ana Cristina de Oliveira Rosa; Jaíne Fernanda Jaques Miranda; Ariadne da Costa Peres ; Jussara Moretto Martinelli Lemos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Ana Cristina de Oliveira Miranda, Jaíne Fernanda Jaques Peres , Ariadne da Costa Lemos , Jussara Moretto Martinelli 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42953Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia Beyond the school: encounters with non-forma education spaces in the teaching of Ecology Más allá de la escuela: encuentros con espacios de educacíon no formal en la enseñanza de Ecología |
title |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia |
spellingShingle |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia Rosa, Ana Cristina de Oliveira Espacio de educación no formal Ecología Enseñanza por investigación. Espaço não formal de educação Ecologia Ensino por investigação. Non-formal education space Ecology Teaching by investigation. Rosa, Ana Cristina de Oliveira Espacio de educación no formal Ecología Enseñanza por investigación. Espaço não formal de educação Ecologia Ensino por investigação. Non-formal education space Ecology Teaching by investigation. |
title_short |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia |
title_full |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia |
title_fullStr |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia |
title_full_unstemmed |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia |
title_sort |
Para além da escola: encontros com espaços não formais de educação no ensino de Ecologia |
author |
Rosa, Ana Cristina de Oliveira |
author_facet |
Rosa, Ana Cristina de Oliveira Rosa, Ana Cristina de Oliveira Miranda, Jaíne Fernanda Jaques Peres , Ariadne da Costa Lemos , Jussara Moretto Martinelli Miranda, Jaíne Fernanda Jaques Peres , Ariadne da Costa Lemos , Jussara Moretto Martinelli |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Jaíne Fernanda Jaques Peres , Ariadne da Costa Lemos , Jussara Moretto Martinelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ana Cristina de Oliveira Miranda, Jaíne Fernanda Jaques Peres , Ariadne da Costa Lemos , Jussara Moretto Martinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espacio de educación no formal Ecología Enseñanza por investigación. Espaço não formal de educação Ecologia Ensino por investigação. Non-formal education space Ecology Teaching by investigation. |
topic |
Espacio de educación no formal Ecología Enseñanza por investigación. Espaço não formal de educação Ecologia Ensino por investigação. Non-formal education space Ecology Teaching by investigation. |
description |
Neste artigo relatamos a experiência da utilização de um Espaço Não Formal de Educação (ENFE) para a aprendizagem em Ecologia desenvolvida com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, utilizando como instrumentos para produção de dados: gravações audiovisuais, fotografias, observações em campo e escrita de cartas pelos estudantes. O objetivo deste estudo consiste em analisar em que termos ocorre a aprendizagem de conceitos ecológicos utilizando um Espaço Não Formal de Educação. Durante a visita ao espaço ENFE, os estudantes foram instigados a apresentarem suas hipóteses e incentivados a discutir, observar e argumentar suas ideias, transpondo conceitos teóricos na prática, favorecendo a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual, promovendo a aprendizagem significativa por meio da interação dos conceitos ecológicos com a realidade dos estudantes e de sua comunidade. Ao propor atividades investigativas aos estudantes no ENFE, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas ambientais e a reflexões sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953 10.33448/rsd-v12i8.42953 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42953/34649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e11812842953 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e11812842953 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e11812842953 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822178658809282560 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42953 |