BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sabrina Buqueroni
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte, Guimarães, Elaine Gimenez, de Freitas, Erika Aparecida Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475
Resumo: O meio ambiente vem sofrendo com diversas degradações ao longo dos anos, que afetam a flora e fauna existente na vegetação nativa. A disciplina de ecologia, busca entender melhor as relações existentes entre os seres vivos, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a importância dessas relações para o ecossistema. Objetivou-se com este projeto, trabalhar um jogo de cartas sobre conceitos ecológico com alunos da 3ª série do ensino médio na Escola Aristeu Aguiar, dividiu-se 4 grupos de 7 pessoas. Foi possível observar motivação e interação entre os alunos durante a realização da atividade. A aplicação do jogo de ecologia foi significativamente positiva no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, pois facilitou a assimilação do conteúdo teórico, provando a efetividade das atividades lúdicas na educação básica.
id UNIVAP-1_3306dc58bd7823f92a681c93b061bfcd
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1475
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICOConceitos ecológicosensino-aprendizagembiologiaO meio ambiente vem sofrendo com diversas degradações ao longo dos anos, que afetam a flora e fauna existente na vegetação nativa. A disciplina de ecologia, busca entender melhor as relações existentes entre os seres vivos, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a importância dessas relações para o ecossistema. Objetivou-se com este projeto, trabalhar um jogo de cartas sobre conceitos ecológico com alunos da 3ª série do ensino médio na Escola Aristeu Aguiar, dividiu-se 4 grupos de 7 pessoas. Foi possível observar motivação e interação entre os alunos durante a realização da atividade. A aplicação do jogo de ecologia foi significativamente positiva no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, pois facilitou a assimilação do conteúdo teórico, provando a efetividade das atividades lúdicas na educação básica.IBICT2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/147510.18066/revistaunivap.v22i40.1475Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 711Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 7112237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475/1131Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sabrina BuqueroniJunior, Osvaldo de Oliveira PonteGuimarães, Elaine Gimenezde Freitas, Erika Aparecida Silva2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1475Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
title BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
spellingShingle BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
Alves, Sabrina Buqueroni
Conceitos ecológicos
ensino-aprendizagem
biologia
title_short BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
title_full BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
title_fullStr BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
title_sort BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
author Alves, Sabrina Buqueroni
author_facet Alves, Sabrina Buqueroni
Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte
Guimarães, Elaine Gimenez
de Freitas, Erika Aparecida Silva
author_role author
author2 Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte
Guimarães, Elaine Gimenez
de Freitas, Erika Aparecida Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sabrina Buqueroni
Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte
Guimarães, Elaine Gimenez
de Freitas, Erika Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos ecológicos
ensino-aprendizagem
biologia
topic Conceitos ecológicos
ensino-aprendizagem
biologia
description O meio ambiente vem sofrendo com diversas degradações ao longo dos anos, que afetam a flora e fauna existente na vegetação nativa. A disciplina de ecologia, busca entender melhor as relações existentes entre os seres vivos, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a importância dessas relações para o ecossistema. Objetivou-se com este projeto, trabalhar um jogo de cartas sobre conceitos ecológico com alunos da 3ª série do ensino médio na Escola Aristeu Aguiar, dividiu-se 4 grupos de 7 pessoas. Foi possível observar motivação e interação entre os alunos durante a realização da atividade. A aplicação do jogo de ecologia foi significativamente positiva no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, pois facilitou a assimilação do conteúdo teórico, provando a efetividade das atividades lúdicas na educação básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475
10.18066/revistaunivap.v22i40.1475
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475/1131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 711
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 711
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289850187776