BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475 |
Resumo: | O meio ambiente vem sofrendo com diversas degradações ao longo dos anos, que afetam a flora e fauna existente na vegetação nativa. A disciplina de ecologia, busca entender melhor as relações existentes entre os seres vivos, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a importância dessas relações para o ecossistema. Objetivou-se com este projeto, trabalhar um jogo de cartas sobre conceitos ecológico com alunos da 3ª série do ensino médio na Escola Aristeu Aguiar, dividiu-se 4 grupos de 7 pessoas. Foi possível observar motivação e interação entre os alunos durante a realização da atividade. A aplicação do jogo de ecologia foi significativamente positiva no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, pois facilitou a assimilação do conteúdo teórico, provando a efetividade das atividades lúdicas na educação básica. |
id |
UNIVAP-1_3306dc58bd7823f92a681c93b061bfcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1475 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICOConceitos ecológicosensino-aprendizagembiologiaO meio ambiente vem sofrendo com diversas degradações ao longo dos anos, que afetam a flora e fauna existente na vegetação nativa. A disciplina de ecologia, busca entender melhor as relações existentes entre os seres vivos, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a importância dessas relações para o ecossistema. Objetivou-se com este projeto, trabalhar um jogo de cartas sobre conceitos ecológico com alunos da 3ª série do ensino médio na Escola Aristeu Aguiar, dividiu-se 4 grupos de 7 pessoas. Foi possível observar motivação e interação entre os alunos durante a realização da atividade. A aplicação do jogo de ecologia foi significativamente positiva no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, pois facilitou a assimilação do conteúdo teórico, provando a efetividade das atividades lúdicas na educação básica.IBICT2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/147510.18066/revistaunivap.v22i40.1475Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 711Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 7112237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475/1131Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sabrina BuqueroniJunior, Osvaldo de Oliveira PonteGuimarães, Elaine Gimenezde Freitas, Erika Aparecida Silva2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1475Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
title |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
spellingShingle |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO Alves, Sabrina Buqueroni Conceitos ecológicos ensino-aprendizagem biologia |
title_short |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
title_full |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
title_fullStr |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
title_full_unstemmed |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
title_sort |
BARALHO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO BÁSICO |
author |
Alves, Sabrina Buqueroni |
author_facet |
Alves, Sabrina Buqueroni Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte Guimarães, Elaine Gimenez de Freitas, Erika Aparecida Silva |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte Guimarães, Elaine Gimenez de Freitas, Erika Aparecida Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sabrina Buqueroni Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte Guimarães, Elaine Gimenez de Freitas, Erika Aparecida Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos ecológicos ensino-aprendizagem biologia |
topic |
Conceitos ecológicos ensino-aprendizagem biologia |
description |
O meio ambiente vem sofrendo com diversas degradações ao longo dos anos, que afetam a flora e fauna existente na vegetação nativa. A disciplina de ecologia, busca entender melhor as relações existentes entre os seres vivos, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a importância dessas relações para o ecossistema. Objetivou-se com este projeto, trabalhar um jogo de cartas sobre conceitos ecológico com alunos da 3ª série do ensino médio na Escola Aristeu Aguiar, dividiu-se 4 grupos de 7 pessoas. Foi possível observar motivação e interação entre os alunos durante a realização da atividade. A aplicação do jogo de ecologia foi significativamente positiva no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, pois facilitou a assimilação do conteúdo teórico, provando a efetividade das atividades lúdicas na educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475 10.18066/revistaunivap.v22i40.1475 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1475/1131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 711 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 711 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042289850187776 |