A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Elias,Ana Paula de Andrade Janz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324
Resumo: RESUMO: Nas últimas décadas, o termo autorregulação tem sido mencionado em pesquisas de diferentes áreas, entre elas a Educação. Devido a essa crescente utilização, questiona-se: quais são os elementos comuns no conceito de aprendizagem autorregulada apresentados em pesquisas internacionais? Neste estudo foram associados os métodos de revisão integrativa e de análise de conceitos. Na primeira etapa da análise de conceitos foi realizado um levantamento de artigos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 372 trabalhos que permitiram indicar as áreas de utilização do termo. Na segunda etapa, aplicando os critérios de revisão integrativa, foram selecionados 67 trabalhos na base de periódicos ERIC. Entre os fatores comuns foi possível identificar que o processo de aprendizagem autorregulada inclui planejamento, autonomia, implementação de objetivos, metas e estratégias, controle de emoções, gerenciamento do tempo, valorização do conhecimento e execução de tarefas com êxito.
id ABRAPEE-1_18fb886fe0c3473145e22f547854d01d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100324
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADAaprendizagem autorreguladaaprendizagemmétodo de análise de conceitosRESUMO: Nas últimas décadas, o termo autorregulação tem sido mencionado em pesquisas de diferentes áreas, entre elas a Educação. Devido a essa crescente utilização, questiona-se: quais são os elementos comuns no conceito de aprendizagem autorregulada apresentados em pesquisas internacionais? Neste estudo foram associados os métodos de revisão integrativa e de análise de conceitos. Na primeira etapa da análise de conceitos foi realizado um levantamento de artigos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 372 trabalhos que permitiram indicar as áreas de utilização do termo. Na segunda etapa, aplicando os critérios de revisão integrativa, foram selecionados 67 trabalhos na base de periódicos ERIC. Entre os fatores comuns foi possível identificar que o processo de aprendizagem autorregulada inclui planejamento, autonomia, implementação de objetivos, metas e estratégias, controle de emoções, gerenciamento do tempo, valorização do conhecimento e execução de tarefas com êxito.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022241008info:eu-repo/semantics/openAccessVosgerau,Dilmeire Sant'Anna RamosElias,Ana Paula de Andrade Janzpor2022-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100324Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
title A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos
aprendizagem autorregulada
aprendizagem
método de análise de conceitos
title_short A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
title_full A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
title_sort A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONCEITOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
author Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos
author_facet Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos
Elias,Ana Paula de Andrade Janz
author_role author
author2 Elias,Ana Paula de Andrade Janz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vosgerau,Dilmeire Sant'Anna Ramos
Elias,Ana Paula de Andrade Janz
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem autorregulada
aprendizagem
método de análise de conceitos
topic aprendizagem autorregulada
aprendizagem
método de análise de conceitos
description RESUMO: Nas últimas décadas, o termo autorregulação tem sido mencionado em pesquisas de diferentes áreas, entre elas a Educação. Devido a essa crescente utilização, questiona-se: quais são os elementos comuns no conceito de aprendizagem autorregulada apresentados em pesquisas internacionais? Neste estudo foram associados os métodos de revisão integrativa e de análise de conceitos. Na primeira etapa da análise de conceitos foi realizado um levantamento de artigos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, resultando em 372 trabalhos que permitiram indicar as áreas de utilização do termo. Na segunda etapa, aplicando os critérios de revisão integrativa, foram selecionados 67 trabalhos na base de periódicos ERIC. Entre os fatores comuns foi possível identificar que o processo de aprendizagem autorregulada inclui planejamento, autonomia, implementação de objetivos, metas e estratégias, controle de emoções, gerenciamento do tempo, valorização do conhecimento e execução de tarefas com êxito.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022241008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607804309504