CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1037 |
Resumo: | Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto. |
id |
UNIVAP-1_493568cf826f8c765d4cdc70b2d02eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1037 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAISIniciação Científica JúniorHistória e cultura afro-brasileiraO Cachoeirano.Práticas Pedagógicas.Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto.IBICT2017-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo.application/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/103710.18066/revistaunivap.v22i40.1037Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 459Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 4592237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1037/844Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Mateus Augusto Almeidado Nascimento, Victor Silva SalaroliCurty, Mellina de Fátima Neres de Sousa2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1037Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS Martins, Mateus Augusto Almeida Iniciação Científica Júnior História e cultura afro-brasileira O Cachoeirano. Práticas Pedagógicas. |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS |
author |
Martins, Mateus Augusto Almeida |
author_facet |
Martins, Mateus Augusto Almeida do Nascimento, Victor Silva Salaroli Curty, Mellina de Fátima Neres de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Victor Silva Salaroli Curty, Mellina de Fátima Neres de Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mateus Augusto Almeida do Nascimento, Victor Silva Salaroli Curty, Mellina de Fátima Neres de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação Científica Júnior História e cultura afro-brasileira O Cachoeirano. Práticas Pedagógicas. |
topic |
Iniciação Científica Júnior História e cultura afro-brasileira O Cachoeirano. Práticas Pedagógicas. |
description |
Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1037 10.18066/revistaunivap.v22i40.1037 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1037 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1037/844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 459 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 459 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287861039104 |