JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615 |
Resumo: | Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar. |
id |
UNIVAP-1_5113692d2f796fadaf9397049b65472b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2615 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAMJornalismoredes sociaisconsumo de notícias.Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar.IBICT2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/261510.18066/revistaunivap.v27i54.2615Revista Univap; Vol. 27 No. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-1753Revista Univap; v. 27 n. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-17532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v27i54reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/1702https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2149https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2150https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2151https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2152https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2156https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2157https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/215810.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130010.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130110.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130210.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130310.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130710.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130810.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1309Copyright (c) 2021 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmalia Dalpizol Valiati, VanessaCosta Silveira, GabrielPrior Breda, Letícia2021-10-26T15:24:08Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2615Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2021-10-26T15:24:08Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
title |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
spellingShingle |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa Jornalismo redes sociais consumo de notícias. |
title_short |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
title_full |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
title_fullStr |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
title_full_unstemmed |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
title_sort |
JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM |
author |
Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa |
author_facet |
Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa Costa Silveira, Gabriel Prior Breda, Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Costa Silveira, Gabriel Prior Breda, Letícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa Costa Silveira, Gabriel Prior Breda, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo redes sociais consumo de notícias. |
topic |
Jornalismo redes sociais consumo de notícias. |
description |
Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/1702 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2149 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2150 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2151 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2152 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2156 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2157 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2158 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1300 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1301 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1302 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1303 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1307 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1308 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/msword application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 27 No. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-1753 Revista Univap; v. 27 n. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-1753 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v27i54 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042291639058432 |