JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa Silveira, Gabriel, Prior Breda, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615
Resumo: Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar.
id UNIVAP-1_5113692d2f796fadaf9397049b65472b
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2615
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAMJornalismoredes sociaisconsumo de notícias.Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar.IBICT2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/261510.18066/revistaunivap.v27i54.2615Revista Univap; Vol. 27 No. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-1753Revista Univap; v. 27 n. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-17532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v27i54reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/1702https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2149https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2150https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2151https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2152https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2156https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2157https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/215810.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130010.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130110.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130210.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130310.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130710.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s130810.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1309Copyright (c) 2021 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmalia Dalpizol Valiati, VanessaCosta Silveira, GabrielPrior Breda, Letícia2021-10-26T15:24:08Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2615Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2021-10-26T15:24:08Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
title JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
spellingShingle JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa
Jornalismo
redes sociais
consumo de notícias.
title_short JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
title_full JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
title_fullStr JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
title_full_unstemmed JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
title_sort JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM
author Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa
author_facet Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa
Costa Silveira, Gabriel
Prior Breda, Letícia
author_role author
author2 Costa Silveira, Gabriel
Prior Breda, Letícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amalia Dalpizol Valiati, Vanessa
Costa Silveira, Gabriel
Prior Breda, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
redes sociais
consumo de notícias.
topic Jornalismo
redes sociais
consumo de notícias.
description Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v27i54.2615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/1702
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2149
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2150
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2151
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2152
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2156
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2157
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2615/2158
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1300
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1301
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1302
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1303
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1307
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1308
10.18066/revistaunivap.v27i54.2615.s1309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/msword
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 27 No. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-1753
Revista Univap; v. 27 n. 54 (2021): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do off-line ao on-line" - ISSN 2237-1753
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v27i54
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042291639058432