PROPOSTA DE UM MODELO DE APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mello Torres, Jair Gustavo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1006
Resumo: O presente artigo discute a qualidade no ensino superior, enfatizando sua importância e necessidade, especialmente em programas de graduação, e o papel da avaliação institucional neste processo. Apresenta-se ainda, a discussão de uma proposta de modelo de aplicação do método QFD no processo de autoavaliação de IES, procurando atender as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES no Brasil. O QFD foi adotado para que se pudesse estabelecer o desenvolvimento de uma proposta de planejamento da qualidade, com o objetivo de promover a melhoria dos serviços praticados das instituições de ensino superior. Destacam-se ainda da literatura, alguns exemplos práticos de uso do QFD no âmbito educacional, enfatizando sua aplicabilidade neste setor, como os demais benefícios para as instituições. 
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