O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sabrina Buqueroni
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte, Guimarães, Elaine Gimenez, Rocha, Gustavo Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476
Resumo: O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia.
id UNIVAP-1_55d1ce1b20f4bf5a5ce2ec1a23491075
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1476
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIAAulas de campoecologiaassimilação dos conteúdos.O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia.IBICT2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/147610.18066/revistaunivap.v22i40.1476Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 712Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 7122237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476/1132Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sabrina BuqueroniJunior, Osvaldo de Oliveira PonteGuimarães, Elaine GimenezRocha, Gustavo Lemos2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1476Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
title O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
spellingShingle O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Alves, Sabrina Buqueroni
Aulas de campo
ecologia
assimilação dos conteúdos.
title_short O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
title_full O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
title_fullStr O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
title_sort O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
author Alves, Sabrina Buqueroni
author_facet Alves, Sabrina Buqueroni
Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte
Guimarães, Elaine Gimenez
Rocha, Gustavo Lemos
author_role author
author2 Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte
Guimarães, Elaine Gimenez
Rocha, Gustavo Lemos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sabrina Buqueroni
Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte
Guimarães, Elaine Gimenez
Rocha, Gustavo Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas de campo
ecologia
assimilação dos conteúdos.
topic Aulas de campo
ecologia
assimilação dos conteúdos.
description O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476
10.18066/revistaunivap.v22i40.1476
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476/1132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 712
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 712
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289851236352