O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476 |
Resumo: | O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia. |
id |
UNIVAP-1_55d1ce1b20f4bf5a5ce2ec1a23491075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1476 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIAAulas de campoecologiaassimilação dos conteúdos.O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia.IBICT2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/147610.18066/revistaunivap.v22i40.1476Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 712Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 7122237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476/1132Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sabrina BuqueroniJunior, Osvaldo de Oliveira PonteGuimarães, Elaine GimenezRocha, Gustavo Lemos2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1476Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
title |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA Alves, Sabrina Buqueroni Aulas de campo ecologia assimilação dos conteúdos. |
title_short |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
title_full |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
title_sort |
O AMBIENTE INFORMAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
author |
Alves, Sabrina Buqueroni |
author_facet |
Alves, Sabrina Buqueroni Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte Guimarães, Elaine Gimenez Rocha, Gustavo Lemos |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte Guimarães, Elaine Gimenez Rocha, Gustavo Lemos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sabrina Buqueroni Junior, Osvaldo de Oliveira Ponte Guimarães, Elaine Gimenez Rocha, Gustavo Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas de campo ecologia assimilação dos conteúdos. |
topic |
Aulas de campo ecologia assimilação dos conteúdos. |
description |
O conteúdo de Ciências biológicas é visto por muitos alunos como algo complexo, que necessita apenas ser decorado para garantir o avanço nas séries do ensino básico. No entanto, nos últimos anos diversas metodologias vem sendo utilizadas, visando tornar o conteúdo teórico palpável. Seguindo esta proposta o presente trabalho realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da escola Aristeu Aguiar, teve como objetivo apresentar, revisar conceitos ecológicos e sensibilizar a comunidade escolar, quanto a percepção ambiental, utilizando aulas de campo após aulas expositivas sobre ecologia. Após a aplicação de um questionário, observamos resultados positivos, destacando que o uso de aulas de campo conduzida por pessoas capacitadas e a aplicação de teoria durante a atividade, é uma ferramenta eficaz no ensino de biologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476 10.18066/revistaunivap.v22i40.1476 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1476/1132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 712 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 712 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042289851236352 |