PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1160 |
Resumo: | O artigo tratou do tema contribuições de questões sócio científicas no ensino de ciências, utilizando CTS como uma base para tais questões. Foram realizadas análises a partir da aplicação de uma sequência didática, baseada em questões sócio científicas que foi levada por um licenciando a aulas de ciências do ensino médio, do município de Duque de Caxias-RJ. Inicialmente estudou-se estratégias para introdução de abordagens de temas científicos baseadas em questões sócio científicas e em controvérsias sócio científicas e socioambientais. O licenciando, junto com os professores da escola e orientador, delimitou diversas situações-problema para questões sócio científicas apontadas pela literatura em ensino de ciências, como situações envolvendo as catástrofes de Chernobyl e Goiás, isto é, utilizamos uma vertente que envolve os temas de energia, um conceito de física muito discutido atualmente por diversas razões. As atividades organizadas foram aplicadas em sala de aula, buscando o diálogo com os alunos e a promoção da parceria entre os professores em formação, exercício e formador. Nossas análises nos levam a inferir que é possível contribuir para uma aprendizagem mais ativa, baseada no diálogo e na investigação sobre controvérsias de situações cotidianas, além de estimular ações colaborativas dos professores e alunos. Entendemos ainda que o desenvolvimento das atividades e análise dos resultados foi fundamental para o processo de formação inicial do licenciando e continuada do professor em exercício e professor orientador a partir das interações entre a escola e a universidade. |
id |
UNIVAP-1_6fd75084cb90bb1ea79999851156290f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1160 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIASQuestões SociocientíficasEnsino de CiênciasParceriaFísicaO artigo tratou do tema contribuições de questões sócio científicas no ensino de ciências, utilizando CTS como uma base para tais questões. Foram realizadas análises a partir da aplicação de uma sequência didática, baseada em questões sócio científicas que foi levada por um licenciando a aulas de ciências do ensino médio, do município de Duque de Caxias-RJ. Inicialmente estudou-se estratégias para introdução de abordagens de temas científicos baseadas em questões sócio científicas e em controvérsias sócio científicas e socioambientais. O licenciando, junto com os professores da escola e orientador, delimitou diversas situações-problema para questões sócio científicas apontadas pela literatura em ensino de ciências, como situações envolvendo as catástrofes de Chernobyl e Goiás, isto é, utilizamos uma vertente que envolve os temas de energia, um conceito de física muito discutido atualmente por diversas razões. As atividades organizadas foram aplicadas em sala de aula, buscando o diálogo com os alunos e a promoção da parceria entre os professores em formação, exercício e formador. Nossas análises nos levam a inferir que é possível contribuir para uma aprendizagem mais ativa, baseada no diálogo e na investigação sobre controvérsias de situações cotidianas, além de estimular ações colaborativas dos professores e alunos. Entendemos ainda que o desenvolvimento das atividades e análise dos resultados foi fundamental para o processo de formação inicial do licenciando e continuada do professor em exercício e professor orientador a partir das interações entre a escola e a universidade.IBICT2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/116010.18066/revistaunivap.v22i40.1160Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 543Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5432237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1160/944Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Junior, Luis AlbertoCatarino, Giselle Faur de Castro2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1160Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS dos Santos Junior, Luis Alberto Questões Sociocientíficas Ensino de Ciências Parceria Física |
title_short |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
dos Santos Junior, Luis Alberto |
author_facet |
dos Santos Junior, Luis Alberto Catarino, Giselle Faur de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Catarino, Giselle Faur de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Junior, Luis Alberto Catarino, Giselle Faur de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões Sociocientíficas Ensino de Ciências Parceria Física |
topic |
Questões Sociocientíficas Ensino de Ciências Parceria Física |
description |
O artigo tratou do tema contribuições de questões sócio científicas no ensino de ciências, utilizando CTS como uma base para tais questões. Foram realizadas análises a partir da aplicação de uma sequência didática, baseada em questões sócio científicas que foi levada por um licenciando a aulas de ciências do ensino médio, do município de Duque de Caxias-RJ. Inicialmente estudou-se estratégias para introdução de abordagens de temas científicos baseadas em questões sócio científicas e em controvérsias sócio científicas e socioambientais. O licenciando, junto com os professores da escola e orientador, delimitou diversas situações-problema para questões sócio científicas apontadas pela literatura em ensino de ciências, como situações envolvendo as catástrofes de Chernobyl e Goiás, isto é, utilizamos uma vertente que envolve os temas de energia, um conceito de física muito discutido atualmente por diversas razões. As atividades organizadas foram aplicadas em sala de aula, buscando o diálogo com os alunos e a promoção da parceria entre os professores em formação, exercício e formador. Nossas análises nos levam a inferir que é possível contribuir para uma aprendizagem mais ativa, baseada no diálogo e na investigação sobre controvérsias de situações cotidianas, além de estimular ações colaborativas dos professores e alunos. Entendemos ainda que o desenvolvimento das atividades e análise dos resultados foi fundamental para o processo de formação inicial do licenciando e continuada do professor em exercício e professor orientador a partir das interações entre a escola e a universidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1160 10.18066/revistaunivap.v22i40.1160 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1160 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1160/944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 543 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 543 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042288344432640 |