EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Angélica Tomazeli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cassamali, Annie da Silva, Calvi, Bianca Bolsoni, Tiradentes, Aristhotelis Tadeu, Peçanha, Anderson Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1204
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimular o senso crítico e construtivo dos alunos do ciclo básico, voltando-os para problemáticas diárias do meio ambiente. A pesquisa foi realizada com alunos dos 6os anos do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Alegre, no Espírito Santo. Após uma breve introdução sobre a problemática da poluição em áreas urbanas, os alunos foram mobilizados a trazerem problemas que eles observassem em seu cotidiano. Após essa observação, os alunos propuseram soluções para os mesmos. Participaram ao todo 59 alunos de duas turmas do sexto ano. A maioria dos problemas estava relacionada ao lixo em lugar indevido, tanto na cidade quanto no ambiente escolar, totalizando 85,7% e 80% respectivamente. Além disso, alguns alunos ainda relacionaram este problema às enchentes nas áreas urbanas. Os alunos confeccionaram cartazes, como forma de informação e sensibilização, que foram dispostos na escola. Foi possível perceber a importância da educação ambiental em séries iniciais e como as informações se tornam um conhecimento construído que possivelmente será passado adiante por essas crianças.
id UNIVAP-1_799fad19ed7a6a292038715706586bc1
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1204
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ESPoluiçãolixoescolaconservação ambiental.O objetivo deste trabalho foi estimular o senso crítico e construtivo dos alunos do ciclo básico, voltando-os para problemáticas diárias do meio ambiente. A pesquisa foi realizada com alunos dos 6os anos do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Alegre, no Espírito Santo. Após uma breve introdução sobre a problemática da poluição em áreas urbanas, os alunos foram mobilizados a trazerem problemas que eles observassem em seu cotidiano. Após essa observação, os alunos propuseram soluções para os mesmos. Participaram ao todo 59 alunos de duas turmas do sexto ano. A maioria dos problemas estava relacionada ao lixo em lugar indevido, tanto na cidade quanto no ambiente escolar, totalizando 85,7% e 80% respectivamente. Além disso, alguns alunos ainda relacionaram este problema às enchentes nas áreas urbanas. Os alunos confeccionaram cartazes, como forma de informação e sensibilização, que foram dispostos na escola. Foi possível perceber a importância da educação ambiental em séries iniciais e como as informações se tornam um conhecimento construído que possivelmente será passado adiante por essas crianças.IBICT2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/120410.18066/revistaunivap.v22i40.1204Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 571Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5712237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1204/977Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Angélica TomazeliCassamali, Annie da SilvaCalvi, Bianca BolsoniTiradentes, Aristhotelis TadeuPeçanha, Anderson Lopes2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1204Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
da Silva, Angélica Tomazeli
Poluição
lixo
escola
conservação ambiental.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO DO MEIO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE, ES
author da Silva, Angélica Tomazeli
author_facet da Silva, Angélica Tomazeli
Cassamali, Annie da Silva
Calvi, Bianca Bolsoni
Tiradentes, Aristhotelis Tadeu
Peçanha, Anderson Lopes
author_role author
author2 Cassamali, Annie da Silva
Calvi, Bianca Bolsoni
Tiradentes, Aristhotelis Tadeu
Peçanha, Anderson Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Angélica Tomazeli
Cassamali, Annie da Silva
Calvi, Bianca Bolsoni
Tiradentes, Aristhotelis Tadeu
Peçanha, Anderson Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição
lixo
escola
conservação ambiental.
topic Poluição
lixo
escola
conservação ambiental.
description O objetivo deste trabalho foi estimular o senso crítico e construtivo dos alunos do ciclo básico, voltando-os para problemáticas diárias do meio ambiente. A pesquisa foi realizada com alunos dos 6os anos do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Alegre, no Espírito Santo. Após uma breve introdução sobre a problemática da poluição em áreas urbanas, os alunos foram mobilizados a trazerem problemas que eles observassem em seu cotidiano. Após essa observação, os alunos propuseram soluções para os mesmos. Participaram ao todo 59 alunos de duas turmas do sexto ano. A maioria dos problemas estava relacionada ao lixo em lugar indevido, tanto na cidade quanto no ambiente escolar, totalizando 85,7% e 80% respectivamente. Além disso, alguns alunos ainda relacionaram este problema às enchentes nas áreas urbanas. Os alunos confeccionaram cartazes, como forma de informação e sensibilização, que foram dispostos na escola. Foi possível perceber a importância da educação ambiental em séries iniciais e como as informações se tornam um conhecimento construído que possivelmente será passado adiante por essas crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1204
10.18066/revistaunivap.v22i40.1204
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1204
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1204/977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 571
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 571
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042288789028864