A POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO: ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/685 |
Resumo: | Este trabalho analisa um comercial veiculado na televisão aberta referente a uma campanha para o dia dos namorados 2015, da empresa O Boticário. Justifica-se a pertinência da investigação pelas opiniões antagônicas que as imagens despertaram nos espectadores, uma vez que trouxe em sua narrativa uma noção de casal mais ampla, abarcando o público homossexual, o que despertou uma polêmica nas redes sociais e em outras mídias, gerando um debate a respeito da temática. Como aporte teórico, recorremos aos trabalhos desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, no qual elencamos o enunciado concreto como conceito-chave em nossas análises. Em nossas considerações, desconstruindo as caricaturas e estereótipos que geralmente são mostradas na mídia em tom de deboche e comédia, a empresa de cosmético optou por tratar o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo de maneira sutil, mostrando o cotidiano comum de diferentes composições de casais. |
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A POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO: ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOSComercialPolêmica abertaAnálise dialógica do discurso.Análise Dialógica do DiscursoEste trabalho analisa um comercial veiculado na televisão aberta referente a uma campanha para o dia dos namorados 2015, da empresa O Boticário. Justifica-se a pertinência da investigação pelas opiniões antagônicas que as imagens despertaram nos espectadores, uma vez que trouxe em sua narrativa uma noção de casal mais ampla, abarcando o público homossexual, o que despertou uma polêmica nas redes sociais e em outras mídias, gerando um debate a respeito da temática. Como aporte teórico, recorremos aos trabalhos desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, no qual elencamos o enunciado concreto como conceito-chave em nossas análises. Em nossas considerações, desconstruindo as caricaturas e estereótipos que geralmente são mostradas na mídia em tom de deboche e comédia, a empresa de cosmético optou por tratar o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo de maneira sutil, mostrando o cotidiano comum de diferentes composições de casais. IBICT2017-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/68510.18066/revistaunivap.v22i40.685Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 258Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2582237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/685/894Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Cristiano da2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/685Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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