BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Meg Caroline do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier, Raiane Teixeira, Hein, Milene Moreno Ferro, Lisboa, Helen Cristina Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2410
Resumo: A presença de formigas em ambientes destinados à saúde pode gerar risco aos seres humanos, considerando que podem agir como veículo na disseminação de diversos micro-organismos potencialmente patogênicos. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo isolar e identificar os micro-organismos transportados por formigas presentes em ambientes relacionados à saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, utilizando-se de uma abordagem quantitativa. A coleta das formigas foi realizada na enfermaria de uma Unidade de Pronto-Atendimento e Instituição de longa permanência de idosos localizadas num município da região sul de Mato Grosso. Os espécimes foram atraídos com iscas (goiabada, mel e açúcar) dispostas em placas de Petri estéreis e mantidas no local por um período de 3 horas. As formigas capturadas foram inseridas em meio de cultura líquido para o pré-cultivo dos micro-organismos. Em seguida uma alíquota da cultura foi semeada em ágar sangue e ágar Mueller Hinton visando a obtenção de cultura pura e a partir desta seguiu-se com a avaliação quanto a classificação morfo-tintorial (Gram). As colônias de cocos Gram positivo foram submetidas a testes para a diferenciação de Staphylococcus e Streptococcus e os bacilos Gram negativos avaliados quanto a fermentação de carboidratos. Foram isoladas 14 cepas de bactérias, sendo 7% Streptococcus pneumoniae, 43% Staphylococcus coagulase negativo, e 50% bacilos Gram negativos (21,5% fermentadores e 28,5% não fermentadores). Os resultados obtidos mostram a ação vetorial de formigas no transporte de bactérias, muitas das quais patogênicas, sugerindo que tais insetos possam representar um risco potencial à saúde.
id UNIVAP-1_aeafe5fa65914196a5584c0a6514ee5e
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2410
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDEFormigasbactériassaúde.A presença de formigas em ambientes destinados à saúde pode gerar risco aos seres humanos, considerando que podem agir como veículo na disseminação de diversos micro-organismos potencialmente patogênicos. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo isolar e identificar os micro-organismos transportados por formigas presentes em ambientes relacionados à saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, utilizando-se de uma abordagem quantitativa. A coleta das formigas foi realizada na enfermaria de uma Unidade de Pronto-Atendimento e Instituição de longa permanência de idosos localizadas num município da região sul de Mato Grosso. Os espécimes foram atraídos com iscas (goiabada, mel e açúcar) dispostas em placas de Petri estéreis e mantidas no local por um período de 3 horas. As formigas capturadas foram inseridas em meio de cultura líquido para o pré-cultivo dos micro-organismos. Em seguida uma alíquota da cultura foi semeada em ágar sangue e ágar Mueller Hinton visando a obtenção de cultura pura e a partir desta seguiu-se com a avaliação quanto a classificação morfo-tintorial (Gram). As colônias de cocos Gram positivo foram submetidas a testes para a diferenciação de Staphylococcus e Streptococcus e os bacilos Gram negativos avaliados quanto a fermentação de carboidratos. Foram isoladas 14 cepas de bactérias, sendo 7% Streptococcus pneumoniae, 43% Staphylococcus coagulase negativo, e 50% bacilos Gram negativos (21,5% fermentadores e 28,5% não fermentadores). Os resultados obtidos mostram a ação vetorial de formigas no transporte de bactérias, muitas das quais patogênicas, sugerindo que tais insetos possam representar um risco potencial à saúde.IBICT2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/241010.18066/revistaunivap.v27i53.2410Revista Univap; Vol. 27 No. 53 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753Revista Univap; v. 27 n. 53 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-17532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v27i53reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2410/1639Copyright (c) 2021 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Meg Caroline doXavier, Raiane TeixeiraHein, Milene Moreno FerroLisboa, Helen Cristina Fávero2021-04-19T16:46:54Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2410Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2021-04-19T16:46:54Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
title BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
spellingShingle BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
Couto, Meg Caroline do
Formigas
bactérias
saúde.
title_short BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
title_full BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
title_fullStr BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
title_full_unstemmed BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
title_sort BACTÉRIAS VEICULADAS POR FORMIGAS EM AMBIENTES RELACIONADOS À SAÚDE
author Couto, Meg Caroline do
author_facet Couto, Meg Caroline do
Xavier, Raiane Teixeira
Hein, Milene Moreno Ferro
Lisboa, Helen Cristina Fávero
author_role author
author2 Xavier, Raiane Teixeira
Hein, Milene Moreno Ferro
Lisboa, Helen Cristina Fávero
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Meg Caroline do
Xavier, Raiane Teixeira
Hein, Milene Moreno Ferro
Lisboa, Helen Cristina Fávero
dc.subject.por.fl_str_mv Formigas
bactérias
saúde.
topic Formigas
bactérias
saúde.
description A presença de formigas em ambientes destinados à saúde pode gerar risco aos seres humanos, considerando que podem agir como veículo na disseminação de diversos micro-organismos potencialmente patogênicos. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo isolar e identificar os micro-organismos transportados por formigas presentes em ambientes relacionados à saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, utilizando-se de uma abordagem quantitativa. A coleta das formigas foi realizada na enfermaria de uma Unidade de Pronto-Atendimento e Instituição de longa permanência de idosos localizadas num município da região sul de Mato Grosso. Os espécimes foram atraídos com iscas (goiabada, mel e açúcar) dispostas em placas de Petri estéreis e mantidas no local por um período de 3 horas. As formigas capturadas foram inseridas em meio de cultura líquido para o pré-cultivo dos micro-organismos. Em seguida uma alíquota da cultura foi semeada em ágar sangue e ágar Mueller Hinton visando a obtenção de cultura pura e a partir desta seguiu-se com a avaliação quanto a classificação morfo-tintorial (Gram). As colônias de cocos Gram positivo foram submetidas a testes para a diferenciação de Staphylococcus e Streptococcus e os bacilos Gram negativos avaliados quanto a fermentação de carboidratos. Foram isoladas 14 cepas de bactérias, sendo 7% Streptococcus pneumoniae, 43% Staphylococcus coagulase negativo, e 50% bacilos Gram negativos (21,5% fermentadores e 28,5% não fermentadores). Os resultados obtidos mostram a ação vetorial de formigas no transporte de bactérias, muitas das quais patogênicas, sugerindo que tais insetos possam representar um risco potencial à saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2410
10.18066/revistaunivap.v27i53.2410
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2410
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v27i53.2410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2410/1639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 27 No. 53 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753
Revista Univap; v. 27 n. 53 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v27i53
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042291491209216