AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1877 |
Resumo: | O estudo aborda as perspectivas conceituais que envolvem as ciências do léxico e o processo de ensino e aprendizagem das línguas indígenas, seja a leitura, a escrita ou a fala. Objetiva esclarecer como ocorre o ensino de línguas para os indígenas no Brasil, a partir das políticas gerais e linguísticas, e, ainda com base na conceituação do léxico, como a unidade semântica mínima do discurso. A problemática abordada tem relação com as indagações para que a prática docente ocorra valorizando a linguagem falada pelas crianças indígenas. Os resultados alcançados são os subsídios para a valorização da língua materna e do ensino bilíngue, por meio dos conhecimentos das Ciências do Léxico, quer seja a Antroponímia, a Toponímia ou a Lexicografia, para uma proposta de ação docente mais adequada às necessidades dos povos indígenas. |
id |
UNIVAP-1_ccdd825604355b8d7b21f2ac5bba208a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1877 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENASCiências do léxicodocenteseducação escolar indígena.Ciências do LéxicoO estudo aborda as perspectivas conceituais que envolvem as ciências do léxico e o processo de ensino e aprendizagem das línguas indígenas, seja a leitura, a escrita ou a fala. Objetiva esclarecer como ocorre o ensino de línguas para os indígenas no Brasil, a partir das políticas gerais e linguísticas, e, ainda com base na conceituação do léxico, como a unidade semântica mínima do discurso. A problemática abordada tem relação com as indagações para que a prática docente ocorra valorizando a linguagem falada pelas crianças indígenas. Os resultados alcançados são os subsídios para a valorização da língua materna e do ensino bilíngue, por meio dos conhecimentos das Ciências do Léxico, quer seja a Antroponímia, a Toponímia ou a Lexicografia, para uma proposta de ação docente mais adequada às necessidades dos povos indígenas.IBICT2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo.application/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/187710.18066/revistaunivap.v24i44.1877Revista Univap; Vol. 24 No. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 39-53Revista Univap; v. 24 n. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 39-532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v24i45reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1877/1460Copyright (c) 2018 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Hernandes Gonçalves daAlbuquerque, Francisco Edviges2018-06-29T10:34:12Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1877Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2018-06-29T10:34:12Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
title |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
spellingShingle |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS Silva, Paulo Hernandes Gonçalves da Ciências do léxico docentes educação escolar indígena. Ciências do Léxico |
title_short |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
title_full |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
title_fullStr |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
title_full_unstemmed |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
title_sort |
AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS |
author |
Silva, Paulo Hernandes Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Paulo Hernandes Gonçalves da Albuquerque, Francisco Edviges |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Francisco Edviges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Hernandes Gonçalves da Albuquerque, Francisco Edviges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências do léxico docentes educação escolar indígena. Ciências do Léxico |
topic |
Ciências do léxico docentes educação escolar indígena. Ciências do Léxico |
description |
O estudo aborda as perspectivas conceituais que envolvem as ciências do léxico e o processo de ensino e aprendizagem das línguas indígenas, seja a leitura, a escrita ou a fala. Objetiva esclarecer como ocorre o ensino de línguas para os indígenas no Brasil, a partir das políticas gerais e linguísticas, e, ainda com base na conceituação do léxico, como a unidade semântica mínima do discurso. A problemática abordada tem relação com as indagações para que a prática docente ocorra valorizando a linguagem falada pelas crianças indígenas. Os resultados alcançados são os subsídios para a valorização da língua materna e do ensino bilíngue, por meio dos conhecimentos das Ciências do Léxico, quer seja a Antroponímia, a Toponímia ou a Lexicografia, para uma proposta de ação docente mais adequada às necessidades dos povos indígenas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1877 10.18066/revistaunivap.v24i44.1877 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1877 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v24i44.1877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1877/1460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 24 No. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 39-53 Revista Univap; v. 24 n. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 39-53 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v24i45 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042290993135616 |