AS CIÊNCIAS DO LÉXICO: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Hernandes Gonçalves da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Albuquerque, Francisco Edviges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1877
Resumo: O estudo aborda as perspectivas conceituais que envolvem as ciências do léxico e o processo de ensino e aprendizagem das línguas indígenas, seja a leitura, a escrita ou a fala. Objetiva esclarecer como ocorre o ensino de línguas para os indígenas no Brasil, a partir das políticas gerais e linguísticas, e, ainda com base na conceituação do léxico, como a unidade semântica mínima do discurso. A problemática abordada tem relação com as indagações para que a prática docente ocorra valorizando a linguagem falada pelas crianças indígenas. Os resultados alcançados são os subsídios para a valorização da língua materna e do ensino bilíngue, por meio dos conhecimentos das Ciências do Léxico, quer seja a Antroponímia, a Toponímia ou a Lexicografia, para uma proposta de ação docente mais adequada às necessidades dos povos indígenas.
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