CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Ana Lívia Espíndola F., Kuwahara, Yuri Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1158
Resumo: As experiências, na contemporaneidade, ganharam novas roupagens, novas relações, novos jogos, novas interações, novos condicionamentos. A tecnologia tem um papel fundamental nessas alterações, sobretudo, aquelas relacionadas com a produção de imagem e difusão de informação. Diante desse cenário, como se configuram as experiências da infância na atualidade, pois é uma geração que nasce incorporada às novas tecnologias digitais? Dessa forma, problematizar as experiências da infância, a partir da inserção da imagem na sua cotidianidade se configurou o objetivo geral do trabalho. Mapear os tipos de brincadeiras mais aceitas pelas crianças atualmente, possibilitar um contato maior com universo da fotografia e discutir a interferência da imagem fotográfica na relação da criança com o mundo compuseram os objetivos específicos. Um estudo antropológico, amparado pelo método etnográfico, dentro de uma sala de aula da de 3º ano do ensino fundamental, do Instituto Santa Teresa, foi o caminho para alcançar tais objetivos.
id UNIVAP-1_d360581109bf3b414dfdde624acb9b8e
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1158
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIAInfânciaexperiêncianovas tecnologiassubjetividadeescolaExperiênciainfância e tecnologiaAs experiências, na contemporaneidade, ganharam novas roupagens, novas relações, novos jogos, novas interações, novos condicionamentos. A tecnologia tem um papel fundamental nessas alterações, sobretudo, aquelas relacionadas com a produção de imagem e difusão de informação. Diante desse cenário, como se configuram as experiências da infância na atualidade, pois é uma geração que nasce incorporada às novas tecnologias digitais? Dessa forma, problematizar as experiências da infância, a partir da inserção da imagem na sua cotidianidade se configurou o objetivo geral do trabalho. Mapear os tipos de brincadeiras mais aceitas pelas crianças atualmente, possibilitar um contato maior com universo da fotografia e discutir a interferência da imagem fotográfica na relação da criança com o mundo compuseram os objetivos específicos. Um estudo antropológico, amparado pelo método etnográfico, dentro de uma sala de aula da de 3º ano do ensino fundamental, do Instituto Santa Teresa, foi o caminho para alcançar tais objetivos.IBICT2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/115810.18066/revistaunivap.v22i40.1158Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 541Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5412237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1158/942Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeliciano, Luiz AntonioGonçalves, Ana Lívia Espíndola F.Kuwahara, Yuri Toledo2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1158Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
title CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
spellingShingle CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
Feliciano, Luiz Antonio
Infância
experiência
novas tecnologias
subjetividade
escola
Experiência
infância e tecnologia
title_short CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
title_full CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
title_fullStr CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
title_full_unstemmed CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
title_sort CRIANÇA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS DA INFÂNCIA
author Feliciano, Luiz Antonio
author_facet Feliciano, Luiz Antonio
Gonçalves, Ana Lívia Espíndola F.
Kuwahara, Yuri Toledo
author_role author
author2 Gonçalves, Ana Lívia Espíndola F.
Kuwahara, Yuri Toledo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feliciano, Luiz Antonio
Gonçalves, Ana Lívia Espíndola F.
Kuwahara, Yuri Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
experiência
novas tecnologias
subjetividade
escola
Experiência
infância e tecnologia
topic Infância
experiência
novas tecnologias
subjetividade
escola
Experiência
infância e tecnologia
description As experiências, na contemporaneidade, ganharam novas roupagens, novas relações, novos jogos, novas interações, novos condicionamentos. A tecnologia tem um papel fundamental nessas alterações, sobretudo, aquelas relacionadas com a produção de imagem e difusão de informação. Diante desse cenário, como se configuram as experiências da infância na atualidade, pois é uma geração que nasce incorporada às novas tecnologias digitais? Dessa forma, problematizar as experiências da infância, a partir da inserção da imagem na sua cotidianidade se configurou o objetivo geral do trabalho. Mapear os tipos de brincadeiras mais aceitas pelas crianças atualmente, possibilitar um contato maior com universo da fotografia e discutir a interferência da imagem fotográfica na relação da criança com o mundo compuseram os objetivos específicos. Um estudo antropológico, amparado pelo método etnográfico, dentro de uma sala de aula da de 3º ano do ensino fundamental, do Instituto Santa Teresa, foi o caminho para alcançar tais objetivos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1158
10.18066/revistaunivap.v22i40.1158
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1158
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1158/942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 541
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 541
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042288341286912