Experiência na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/1373 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema centra a experiência na infância. Percebendo a criança como ser potente, capaz de produzir saberes, buscou-se investigar: Como se constituem as experiências para crianças de 4 e 5 anos de idade. Além de compreender como espaços escolares proporcionam vivências e experiências para crianças nesta faixa etária. O estudo foi realizado em uma escola de Educação Infantil de Teutônia/RS com 8 crianças e na Escuela Pedagógica Experimental de Bogotá, na Colômbia com 5 crianças. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e fotografias registradas pelas próprias crianças. Procurou-se compreender como se constituem as possíveis experiências que as crianças têm, uma vez que a experiência não pode ser medida nem comparada, pois é algo subjetivo, com significado próprio para cada sujeito. A investigação baseou-se teoricamente nos seguintes autores: Walter Kohan (2004, 2007, 2011); Sonia Kramer (2000); Jorge Larrosa (2002 e 2011), entre outros. Organizou-se o trabalho nas seguintes categorias de análise: afetos, lugares, lembranças, sensações, compreensões do conceito de experiência, experiência nos espaços fotografados. As crianças da Escuela Pedagógica Experimental demonstraram estar familiarizadas com o conceito de experiência, o que foi perceptível através das relações prontamente estabelecidas com as vivências pessoais ao serem questionadas durante a entrevista. As crianças instigadas da Escola de Educação Infantil de Teutônia/RS apresentam compreensões variadas sobre o conceito de experiência e através de diferentes perguntas a falar de suas experiências, o que fez com que relatassem situações que lhes foram e são significativas. Assim, mesmo desconhecendo o termo experiência, suas respostas são potentes para o estudo em questão, pois as situações descritas trazem sensações e sentimentos particulares e próprios da faixa etária participante da pesquisa. |
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Procurou-se compreender como se constituem as possíveis experiências que as crianças têm, uma vez que a experiência não pode ser medida nem comparada, pois é algo subjetivo, com significado próprio para cada sujeito. A investigação baseou-se teoricamente nos seguintes autores: Walter Kohan (2004, 2007, 2011); Sonia Kramer (2000); Jorge Larrosa (2002 e 2011), entre outros. Organizou-se o trabalho nas seguintes categorias de análise: afetos, lugares, lembranças, sensações, compreensões do conceito de experiência, experiência nos espaços fotografados. As crianças da Escuela Pedagógica Experimental demonstraram estar familiarizadas com o conceito de experiência, o que foi perceptível através das relações prontamente estabelecidas com as vivências pessoais ao serem questionadas durante a entrevista. 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O presente trabalho tem como tema centra a experiência na infância. Percebendo a criança como ser potente, capaz de produzir saberes, buscou-se investigar: Como se constituem as experiências para crianças de 4 e 5 anos de idade. Além de compreender como espaços escolares proporcionam vivências e experiências para crianças nesta faixa etária. O estudo foi realizado em uma escola de Educação Infantil de Teutônia/RS com 8 crianças e na Escuela Pedagógica Experimental de Bogotá, na Colômbia com 5 crianças. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e fotografias registradas pelas próprias crianças. Procurou-se compreender como se constituem as possíveis experiências que as crianças têm, uma vez que a experiência não pode ser medida nem comparada, pois é algo subjetivo, com significado próprio para cada sujeito. A investigação baseou-se teoricamente nos seguintes autores: Walter Kohan (2004, 2007, 2011); Sonia Kramer (2000); Jorge Larrosa (2002 e 2011), entre outros. Organizou-se o trabalho nas seguintes categorias de análise: afetos, lugares, lembranças, sensações, compreensões do conceito de experiência, experiência nos espaços fotografados. As crianças da Escuela Pedagógica Experimental demonstraram estar familiarizadas com o conceito de experiência, o que foi perceptível através das relações prontamente estabelecidas com as vivências pessoais ao serem questionadas durante a entrevista. As crianças instigadas da Escola de Educação Infantil de Teutônia/RS apresentam compreensões variadas sobre o conceito de experiência e através de diferentes perguntas a falar de suas experiências, o que fez com que relatassem situações que lhes foram e são significativas. Assim, mesmo desconhecendo o termo experiência, suas respostas são potentes para o estudo em questão, pois as situações descritas trazem sensações e sentimentos particulares e próprios da faixa etária participante da pesquisa. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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