METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586 |
Resumo: | No contexto hospitalar, profissionais necessitam de atualização e capacitação contínuas. No entanto, nem sempre se consegue alta adesão dos funcionários às atividades de aprimoramento. A situação agrava-se num contexto de pandemia como o vivido em 2020 no Brasil (e no mundo) com a COVID19, pois crescem as demandas dos profissionais, submetidos a estresse adicional com o aumento significativo de internações e óbitos. Além disso, para evitar aglomeração, atividades de capacitação passam a exigir ambientes com menor concentração de pessoas, em vez das tradicionais palestras em auditórios lotados. Partindo de pesquisa e observações associadas ao uso de metodologias ativas no campo da Saúde, este trabalho busca apresentar propostas para aplicação destas metodologias no cenário da pandemia, planejando uma estrutura de capacitação diversificada e adequada aos diferentes setores de um hospital de referência do Vale do Paraíba (SP) para melhorar comunicação, conhecimento, interação e habilidade das equipes. No contexto da pandemia, evidenciam-se as vantagens das metodologias ativas, destacando-se o maior envolvimento dos profissionais nas capacitações, com interação sistêmica ampliando o engajamento dos profissionais. Essa interação mais efetiva entre as áreas e a ampliação da formação dos profissionais potencializa a melhora da qualidade da assistência. O envolvimento dos profissionais também tende a reduzir a rotatividade e os custos com pessoal. |
id |
UNIVAP-1_d4156b92afe9765c782302882daa8570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2586 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIACOVID19desenvolvimento humanoeducação permanentemetodologias de ensino-aprendizagem.Ensino-Aprendizagem.No contexto hospitalar, profissionais necessitam de atualização e capacitação contínuas. No entanto, nem sempre se consegue alta adesão dos funcionários às atividades de aprimoramento. A situação agrava-se num contexto de pandemia como o vivido em 2020 no Brasil (e no mundo) com a COVID19, pois crescem as demandas dos profissionais, submetidos a estresse adicional com o aumento significativo de internações e óbitos. Além disso, para evitar aglomeração, atividades de capacitação passam a exigir ambientes com menor concentração de pessoas, em vez das tradicionais palestras em auditórios lotados. Partindo de pesquisa e observações associadas ao uso de metodologias ativas no campo da Saúde, este trabalho busca apresentar propostas para aplicação destas metodologias no cenário da pandemia, planejando uma estrutura de capacitação diversificada e adequada aos diferentes setores de um hospital de referência do Vale do Paraíba (SP) para melhorar comunicação, conhecimento, interação e habilidade das equipes. No contexto da pandemia, evidenciam-se as vantagens das metodologias ativas, destacando-se o maior envolvimento dos profissionais nas capacitações, com interação sistêmica ampliando o engajamento dos profissionais. Essa interação mais efetiva entre as áreas e a ampliação da formação dos profissionais potencializa a melhora da qualidade da assistência. O envolvimento dos profissionais também tende a reduzir a rotatividade e os custos com pessoal.IBICT2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/258610.18066/revistaunivap.v27i55.2586Revista Univap; Vol. 27 No. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753Revista Univap; v. 27 n. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-17532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v27i55reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/1689https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/2107https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/210810.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s122810.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s1229Copyright (c) 2021 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Milena FernandesMoraes Teixeira, Estela MaraBarja, Paulo Roxo2021-11-16T12:44:14Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2586Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2021-11-16T12:44:14Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
title |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA Lima, Milena Fernandes COVID19 desenvolvimento humano educação permanente metodologias de ensino-aprendizagem. Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
title_full |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
title_sort |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA |
author |
Lima, Milena Fernandes |
author_facet |
Lima, Milena Fernandes Moraes Teixeira, Estela Mara Barja, Paulo Roxo |
author_role |
author |
author2 |
Moraes Teixeira, Estela Mara Barja, Paulo Roxo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Milena Fernandes Moraes Teixeira, Estela Mara Barja, Paulo Roxo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID19 desenvolvimento humano educação permanente metodologias de ensino-aprendizagem. Ensino-Aprendizagem. |
topic |
COVID19 desenvolvimento humano educação permanente metodologias de ensino-aprendizagem. Ensino-Aprendizagem. |
description |
No contexto hospitalar, profissionais necessitam de atualização e capacitação contínuas. No entanto, nem sempre se consegue alta adesão dos funcionários às atividades de aprimoramento. A situação agrava-se num contexto de pandemia como o vivido em 2020 no Brasil (e no mundo) com a COVID19, pois crescem as demandas dos profissionais, submetidos a estresse adicional com o aumento significativo de internações e óbitos. Além disso, para evitar aglomeração, atividades de capacitação passam a exigir ambientes com menor concentração de pessoas, em vez das tradicionais palestras em auditórios lotados. Partindo de pesquisa e observações associadas ao uso de metodologias ativas no campo da Saúde, este trabalho busca apresentar propostas para aplicação destas metodologias no cenário da pandemia, planejando uma estrutura de capacitação diversificada e adequada aos diferentes setores de um hospital de referência do Vale do Paraíba (SP) para melhorar comunicação, conhecimento, interação e habilidade das equipes. No contexto da pandemia, evidenciam-se as vantagens das metodologias ativas, destacando-se o maior envolvimento dos profissionais nas capacitações, com interação sistêmica ampliando o engajamento dos profissionais. Essa interação mais efetiva entre as áreas e a ampliação da formação dos profissionais potencializa a melhora da qualidade da assistência. O envolvimento dos profissionais também tende a reduzir a rotatividade e os custos com pessoal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586 10.18066/revistaunivap.v27i55.2586 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v27i55.2586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/1689 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/2107 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/2108 10.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s1228 10.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s1229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 27 No. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753 Revista Univap; v. 27 n. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v27i55 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042291614941184 |