METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Milena Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes Teixeira, Estela Mara, Barja, Paulo Roxo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586
Resumo: No contexto hospitalar, profissionais necessitam de atualização e capacitação contínuas. No entanto, nem sempre se consegue alta adesão dos funcionários às atividades de aprimoramento. A situação agrava-se num contexto de pandemia como o vivido em 2020 no Brasil (e no mundo) com a COVID19, pois crescem as demandas dos profissionais, submetidos a estresse adicional com o aumento significativo de internações e óbitos. Além disso, para evitar aglomeração, atividades de capacitação passam a exigir ambientes com menor concentração de pessoas, em vez das tradicionais palestras em auditórios lotados. Partindo de pesquisa e observações associadas ao uso de metodologias ativas no campo da Saúde, este trabalho busca apresentar propostas para aplicação destas metodologias no cenário da pandemia, planejando uma estrutura de capacitação diversificada e adequada aos diferentes setores de um hospital de referência do Vale do Paraíba (SP) para melhorar comunicação, conhecimento, interação e habilidade das equipes. No contexto da pandemia, evidenciam-se as vantagens das metodologias ativas, destacando-se o maior envolvimento dos profissionais nas capacitações, com interação sistêmica ampliando o engajamento dos profissionais. Essa interação mais efetiva entre as áreas e a ampliação da formação dos profissionais potencializa a melhora da qualidade da assistência. O envolvimento dos profissionais também tende a reduzir a rotatividade e os custos com pessoal.
id UNIVAP-1_d4156b92afe9765c782302882daa8570
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2586
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIACOVID19desenvolvimento humanoeducação permanentemetodologias de ensino-aprendizagem.Ensino-Aprendizagem.No contexto hospitalar, profissionais necessitam de atualização e capacitação contínuas. No entanto, nem sempre se consegue alta adesão dos funcionários às atividades de aprimoramento. A situação agrava-se num contexto de pandemia como o vivido em 2020 no Brasil (e no mundo) com a COVID19, pois crescem as demandas dos profissionais, submetidos a estresse adicional com o aumento significativo de internações e óbitos. Além disso, para evitar aglomeração, atividades de capacitação passam a exigir ambientes com menor concentração de pessoas, em vez das tradicionais palestras em auditórios lotados. Partindo de pesquisa e observações associadas ao uso de metodologias ativas no campo da Saúde, este trabalho busca apresentar propostas para aplicação destas metodologias no cenário da pandemia, planejando uma estrutura de capacitação diversificada e adequada aos diferentes setores de um hospital de referência do Vale do Paraíba (SP) para melhorar comunicação, conhecimento, interação e habilidade das equipes. No contexto da pandemia, evidenciam-se as vantagens das metodologias ativas, destacando-se o maior envolvimento dos profissionais nas capacitações, com interação sistêmica ampliando o engajamento dos profissionais. Essa interação mais efetiva entre as áreas e a ampliação da formação dos profissionais potencializa a melhora da qualidade da assistência. O envolvimento dos profissionais também tende a reduzir a rotatividade e os custos com pessoal.IBICT2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/258610.18066/revistaunivap.v27i55.2586Revista Univap; Vol. 27 No. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753Revista Univap; v. 27 n. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-17532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v27i55reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/1689https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/2107https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/210810.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s122810.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s1229Copyright (c) 2021 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Milena FernandesMoraes Teixeira, Estela MaraBarja, Paulo Roxo2021-11-16T12:44:14Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2586Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2021-11-16T12:44:14Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
title METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
spellingShingle METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
Lima, Milena Fernandes
COVID19
desenvolvimento humano
educação permanente
metodologias de ensino-aprendizagem.
Ensino-Aprendizagem.
title_short METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_full METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_fullStr METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_full_unstemmed METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_sort METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E PROPOSTAS EM CENÁRIO DE PANDEMIA
author Lima, Milena Fernandes
author_facet Lima, Milena Fernandes
Moraes Teixeira, Estela Mara
Barja, Paulo Roxo
author_role author
author2 Moraes Teixeira, Estela Mara
Barja, Paulo Roxo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Milena Fernandes
Moraes Teixeira, Estela Mara
Barja, Paulo Roxo
dc.subject.por.fl_str_mv COVID19
desenvolvimento humano
educação permanente
metodologias de ensino-aprendizagem.
Ensino-Aprendizagem.
topic COVID19
desenvolvimento humano
educação permanente
metodologias de ensino-aprendizagem.
Ensino-Aprendizagem.
description No contexto hospitalar, profissionais necessitam de atualização e capacitação contínuas. No entanto, nem sempre se consegue alta adesão dos funcionários às atividades de aprimoramento. A situação agrava-se num contexto de pandemia como o vivido em 2020 no Brasil (e no mundo) com a COVID19, pois crescem as demandas dos profissionais, submetidos a estresse adicional com o aumento significativo de internações e óbitos. Além disso, para evitar aglomeração, atividades de capacitação passam a exigir ambientes com menor concentração de pessoas, em vez das tradicionais palestras em auditórios lotados. Partindo de pesquisa e observações associadas ao uso de metodologias ativas no campo da Saúde, este trabalho busca apresentar propostas para aplicação destas metodologias no cenário da pandemia, planejando uma estrutura de capacitação diversificada e adequada aos diferentes setores de um hospital de referência do Vale do Paraíba (SP) para melhorar comunicação, conhecimento, interação e habilidade das equipes. No contexto da pandemia, evidenciam-se as vantagens das metodologias ativas, destacando-se o maior envolvimento dos profissionais nas capacitações, com interação sistêmica ampliando o engajamento dos profissionais. Essa interação mais efetiva entre as áreas e a ampliação da formação dos profissionais potencializa a melhora da qualidade da assistência. O envolvimento dos profissionais também tende a reduzir a rotatividade e os custos com pessoal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586
10.18066/revistaunivap.v27i55.2586
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v27i55.2586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/1689
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/2107
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2586/2108
10.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s1228
10.18066/revistaunivap.v27i55.2586.s1229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 27 No. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753
Revista Univap; v. 27 n. 55 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v27i55
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042291614941184