DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
DOI: | 10.18066/revistaunivap.v22i40.1209 |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1209 |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo discutir o uso de imagens na compreensão de História, considerando este como um importante recurso didático e metodológico a ser utilizado na prática docente. Sendo assim, selecionamos algumas obras de Jean-Baptiste Debret e Johan Moritiz Rugendas como objetos de analise devido às importantes contribuições culturais à história, durante sua permanência no Brasil. Para a melhor compreensão desse ensaio, observamos livros didáticos e suas características, a fim de reconhecer a iconografia como parte relevante que compõe o processo de ensino de História. |
id |
UNIVAP-1_d9e35f78e97e1eb15e13cf35949166f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1209 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
spelling |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENSHistóriaBrasilImagensEnsinoAprendizagem.Ensino de HistóriaEsse estudo tem como objetivo discutir o uso de imagens na compreensão de História, considerando este como um importante recurso didático e metodológico a ser utilizado na prática docente. Sendo assim, selecionamos algumas obras de Jean-Baptiste Debret e Johan Moritiz Rugendas como objetos de analise devido às importantes contribuições culturais à história, durante sua permanência no Brasil. Para a melhor compreensão desse ensaio, observamos livros didáticos e suas características, a fim de reconhecer a iconografia como parte relevante que compõe o processo de ensino de História.IBICT2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/120910.18066/revistaunivap.v22i40.1209Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 575Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5752237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1209/981Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Marco Antonio AlvesLeite, Maiara SanchesPrince, Ana Enedi2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1209Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
title |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
spellingShingle |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS de Oliveira, Marco Antonio Alves História Brasil Imagens Ensino Aprendizagem. Ensino de História de Oliveira, Marco Antonio Alves História Brasil Imagens Ensino Aprendizagem. Ensino de História |
title_short |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
title_full |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
title_fullStr |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
title_full_unstemmed |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
title_sort |
DEBRET E RUGENDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS |
author |
de Oliveira, Marco Antonio Alves |
author_facet |
de Oliveira, Marco Antonio Alves de Oliveira, Marco Antonio Alves Leite, Maiara Sanches Prince, Ana Enedi Leite, Maiara Sanches Prince, Ana Enedi |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maiara Sanches Prince, Ana Enedi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Marco Antonio Alves Leite, Maiara Sanches Prince, Ana Enedi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Brasil Imagens Ensino Aprendizagem. Ensino de História |
topic |
História Brasil Imagens Ensino Aprendizagem. Ensino de História |
description |
Esse estudo tem como objetivo discutir o uso de imagens na compreensão de História, considerando este como um importante recurso didático e metodológico a ser utilizado na prática docente. Sendo assim, selecionamos algumas obras de Jean-Baptiste Debret e Johan Moritiz Rugendas como objetos de analise devido às importantes contribuições culturais à história, durante sua permanência no Brasil. Para a melhor compreensão desse ensaio, observamos livros didáticos e suas características, a fim de reconhecer a iconografia como parte relevante que compõe o processo de ensino de História. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1209 10.18066/revistaunivap.v22i40.1209 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1209 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1209/981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 575 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 575 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1822178809407864832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1209 |