As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Junior, Antonio Germano
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cecatto, Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93
Resumo: Propomos investigar a prática de ensino dos professores de História com o uso de imagens. O estudo objetiva compreender como os professores de História do Liceu do Ceará podem utilizar mais proficientemente as iconografias de Jean-Baptiste Debret para lecionar História no ensino médio. As fontes de pesquisa são as entrevistas e a bibliografia consultada. Analisou-se nas entrevistas a concepção de imagem e de sua condizente utilização em sala de aula. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na História Cultural, partindo doconceito de representação elaborado por Roger Chartier (2002; 1991) e a leitura de imagens proposta por Peter Burke (2004) e Sandra JatahyPesavento (2008). Constatou-se que a utilização das imagens de Debret tiveram significado, quando relacionadas com outras linguagens e estabeleceram associações com diferentes tempos históricos. Á medida que os docentes dialogam com outras áreas do conhecimento, constitui-se bases teóricas que permitem a utilização de imagens no ensino de História.Palavras-chave: Ensino de História; Imagem; Jean-Baptiste Debret. Debret’s images in teaching history in Liceu Ceará, Fortaleza (Jacarecanga)Abstract We propose to investigate the practice of teaching of history teachers with the use of images. The study aims to understand how history teachers of the Lyceum of Ceará could use more proficiently the iconography of JeanBaptisteDebret to teach history in high school. The research sources are interviews and the consulted bibliography. We analyzed in the interviews the conception of image and and the consistent use in the classroom. The theoretic methodological framework is based on Cultural History, starting from the concept of representation elaborated by Roger Chartier (2002; 1991) and reading of images proposed by Peter Burke (2004) and Sandra JatahyPesavento (2008). It was found that the using of Debret’s pictures had meaning when related to other languages and established associations with different historical times. To the extent that teachers dialogue with other areas of knowledge, constitutes a theoretical basis that allow the use of images in teaching history.Keywords: Teaching of History; Picture; Jean-Baptiste Debret.
id USF_b3506fd6b0ea9a14db4ddc2f13410dc4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/93
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)Ensino de HistóriaImagemJean-Baptiste Debret.Propomos investigar a prática de ensino dos professores de História com o uso de imagens. O estudo objetiva compreender como os professores de História do Liceu do Ceará podem utilizar mais proficientemente as iconografias de Jean-Baptiste Debret para lecionar História no ensino médio. As fontes de pesquisa são as entrevistas e a bibliografia consultada. Analisou-se nas entrevistas a concepção de imagem e de sua condizente utilização em sala de aula. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na História Cultural, partindo doconceito de representação elaborado por Roger Chartier (2002; 1991) e a leitura de imagens proposta por Peter Burke (2004) e Sandra JatahyPesavento (2008). Constatou-se que a utilização das imagens de Debret tiveram significado, quando relacionadas com outras linguagens e estabeleceram associações com diferentes tempos históricos. Á medida que os docentes dialogam com outras áreas do conhecimento, constitui-se bases teóricas que permitem a utilização de imagens no ensino de História.Palavras-chave: Ensino de História; Imagem; Jean-Baptiste Debret. Debret’s images in teaching history in Liceu Ceará, Fortaleza (Jacarecanga)Abstract We propose to investigate the practice of teaching of history teachers with the use of images. The study aims to understand how history teachers of the Lyceum of Ceará could use more proficiently the iconography of JeanBaptisteDebret to teach history in high school. The research sources are interviews and the consulted bibliography. We analyzed in the interviews the conception of image and and the consistent use in the classroom. The theoretic methodological framework is based on Cultural History, starting from the concept of representation elaborated by Roger Chartier (2002; 1991) and reading of images proposed by Peter Burke (2004) and Sandra JatahyPesavento (2008). It was found that the using of Debret’s pictures had meaning when related to other languages and established associations with different historical times. To the extent that teachers dialogue with other areas of knowledge, constitutes a theoretical basis that allow the use of images in teaching history.Keywords: Teaching of History; Picture; Jean-Baptiste Debret.Universidade São Francisco2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9310.24933/horizontes.v32i1.93Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93/48Magalhães Junior, Antonio GermanoCecatto, Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/93Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.262823Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
title As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
spellingShingle As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
Magalhães Junior, Antonio Germano
Ensino de História
Imagem
Jean-Baptiste Debret.
title_short As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
title_full As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
title_fullStr As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
title_full_unstemmed As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
title_sort As imagens de Debret no ensino de história no Liceu do Ceará, Fortaleza (Bairro Jacarecanga)
author Magalhães Junior, Antonio Germano
author_facet Magalhães Junior, Antonio Germano
Cecatto, Adriano
author_role author
author2 Cecatto, Adriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Junior, Antonio Germano
Cecatto, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Imagem
Jean-Baptiste Debret.
topic Ensino de História
Imagem
Jean-Baptiste Debret.
description Propomos investigar a prática de ensino dos professores de História com o uso de imagens. O estudo objetiva compreender como os professores de História do Liceu do Ceará podem utilizar mais proficientemente as iconografias de Jean-Baptiste Debret para lecionar História no ensino médio. As fontes de pesquisa são as entrevistas e a bibliografia consultada. Analisou-se nas entrevistas a concepção de imagem e de sua condizente utilização em sala de aula. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na História Cultural, partindo doconceito de representação elaborado por Roger Chartier (2002; 1991) e a leitura de imagens proposta por Peter Burke (2004) e Sandra JatahyPesavento (2008). Constatou-se que a utilização das imagens de Debret tiveram significado, quando relacionadas com outras linguagens e estabeleceram associações com diferentes tempos históricos. Á medida que os docentes dialogam com outras áreas do conhecimento, constitui-se bases teóricas que permitem a utilização de imagens no ensino de História.Palavras-chave: Ensino de História; Imagem; Jean-Baptiste Debret. Debret’s images in teaching history in Liceu Ceará, Fortaleza (Jacarecanga)Abstract We propose to investigate the practice of teaching of history teachers with the use of images. The study aims to understand how history teachers of the Lyceum of Ceará could use more proficiently the iconography of JeanBaptisteDebret to teach history in high school. The research sources are interviews and the consulted bibliography. We analyzed in the interviews the conception of image and and the consistent use in the classroom. The theoretic methodological framework is based on Cultural History, starting from the concept of representation elaborated by Roger Chartier (2002; 1991) and reading of images proposed by Peter Burke (2004) and Sandra JatahyPesavento (2008). It was found that the using of Debret’s pictures had meaning when related to other languages and established associations with different historical times. To the extent that teachers dialogue with other areas of knowledge, constitutes a theoretical basis that allow the use of images in teaching history.Keywords: Teaching of History; Picture; Jean-Baptiste Debret.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93
10.24933/horizontes.v32i1.93
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i1.93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93/48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438901231616