EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo De Maio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Lucas da Silva, Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros, Maia, Nayara Jéssica dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984
Resumo: O aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos.
id UNIVASF-1_01bc3f1d527030e7b5cd645a8f460eca
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/984
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASFinterdisciplinaridadeDesenvolvimentoFormação em MedicinaEnvelhecimento AtivoO aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 55-832177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984/790Nascimento, Marcelo De MaioRamos, Lucas da SilvaGomes, Ana Vitória Teixeira de MedeirosMaia, Nayara Jéssica dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T19:16:57Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/984Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-04-17T19:16:57Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
Nascimento, Marcelo De Maio
interdisciplinaridade
Desenvolvimento
Formação em Medicina
Envelhecimento Ativo
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
author Nascimento, Marcelo De Maio
author_facet Nascimento, Marcelo De Maio
Ramos, Lucas da Silva
Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros
Maia, Nayara Jéssica dos Santos
author_role author
author2 Ramos, Lucas da Silva
Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros
Maia, Nayara Jéssica dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marcelo De Maio
Ramos, Lucas da Silva
Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros
Maia, Nayara Jéssica dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
Desenvolvimento
Formação em Medicina
Envelhecimento Ativo
topic interdisciplinaridade
Desenvolvimento
Formação em Medicina
Envelhecimento Ativo
description O aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984/790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 55-83
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488536948736