EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984 |
Resumo: | O aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos. |
id |
UNIVASF-1_01bc3f1d527030e7b5cd645a8f460eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/984 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASFinterdisciplinaridadeDesenvolvimentoFormação em MedicinaEnvelhecimento AtivoO aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 55-832177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984/790Nascimento, Marcelo De MaioRamos, Lucas da SilvaGomes, Ana Vitória Teixeira de MedeirosMaia, Nayara Jéssica dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T19:16:57Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/984Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-04-17T19:16:57Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
title |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF Nascimento, Marcelo De Maio interdisciplinaridade Desenvolvimento Formação em Medicina Envelhecimento Ativo |
title_short |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
title_full |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF |
author |
Nascimento, Marcelo De Maio |
author_facet |
Nascimento, Marcelo De Maio Ramos, Lucas da Silva Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros Maia, Nayara Jéssica dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Lucas da Silva Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros Maia, Nayara Jéssica dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Marcelo De Maio Ramos, Lucas da Silva Gomes, Ana Vitória Teixeira de Medeiros Maia, Nayara Jéssica dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade Desenvolvimento Formação em Medicina Envelhecimento Ativo |
topic |
interdisciplinaridade Desenvolvimento Formação em Medicina Envelhecimento Ativo |
description |
O aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984/790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 55-83 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488536948736 |