EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça Menezes, Karla
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braz Carlan Rodrigues, Carolina, Candito, Vanessa, Graup, Susane, Alexandre Antunes Soares, Félix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390
Resumo: A educação em saúde compreende o ensino-aprendizagem de temas relacionados à saúde, sistematicamente planejados e articulados ao currículo escolar. Em consonância com os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar emergem como alternativa para orientação e planejamento das ações pedagógicas, que permitam o enfrentamento dos problemas de modo participativo. Este estudo investigou o comportamento alimentar dos escolares e sua associação com determinantes socioeconômicos e comportamentais do grupo familiar, a fim de orientar o planejamento das ações educativas em saúde. Integrado a um processo de pesquisa-ação, contemplou escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública e seus familiares. Um questionário com perguntas fechadas, baseado no inquérito utilizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, foi utilizado para a identificação dos determinantes em saúde dos participantes. Foram percebidas associações entre hábitos alimentares inadequados dos escolares e familiares. Os adultos, em maioria apresentaram excesso de peso, comportamento sedentário e consumo regular de bebidas alcoólicas, além da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Os achados sugerem que a identificação das características do contexto familiar contribuiu para o planejamento de estratégias educativas em saúde no contexto escolar, e evidenciam que os processos educativos necessitam contemplar ações que envolvam a família, a fim de possibilitar a criação de ambientes favoráveis para a construção de conhecimentos e escolhas mais saudáveis.
id UNIVASF-1_04c75115d77a98d833a73b57a44e7fbc
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1390
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDEEducação em saúdePromoção da saúdePesquisa-açãoA educação em saúde compreende o ensino-aprendizagem de temas relacionados à saúde, sistematicamente planejados e articulados ao currículo escolar. Em consonância com os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar emergem como alternativa para orientação e planejamento das ações pedagógicas, que permitam o enfrentamento dos problemas de modo participativo. Este estudo investigou o comportamento alimentar dos escolares e sua associação com determinantes socioeconômicos e comportamentais do grupo familiar, a fim de orientar o planejamento das ações educativas em saúde. Integrado a um processo de pesquisa-ação, contemplou escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública e seus familiares. Um questionário com perguntas fechadas, baseado no inquérito utilizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, foi utilizado para a identificação dos determinantes em saúde dos participantes. Foram percebidas associações entre hábitos alimentares inadequados dos escolares e familiares. Os adultos, em maioria apresentaram excesso de peso, comportamento sedentário e consumo regular de bebidas alcoólicas, além da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Os achados sugerem que a identificação das características do contexto familiar contribuiu para o planejamento de estratégias educativas em saúde no contexto escolar, e evidenciam que os processos educativos necessitam contemplar ações que envolvam a família, a fim de possibilitar a criação de ambientes favoráveis para a construção de conhecimentos e escolhas mais saudáveis.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 253-2812177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390/1071Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça Menezes, KarlaBraz Carlan Rodrigues, CarolinaCandito, Vanessa Graup, Susane Alexandre Antunes Soares, Félix2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1390Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
Mendonça Menezes, Karla
Educação em saúde
Promoção da saúde
Pesquisa-ação
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE
author Mendonça Menezes, Karla
author_facet Mendonça Menezes, Karla
Braz Carlan Rodrigues, Carolina
Candito, Vanessa
Graup, Susane
Alexandre Antunes Soares, Félix
author_role author
author2 Braz Carlan Rodrigues, Carolina
Candito, Vanessa
Graup, Susane
Alexandre Antunes Soares, Félix
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça Menezes, Karla
Braz Carlan Rodrigues, Carolina
Candito, Vanessa
Graup, Susane
Alexandre Antunes Soares, Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Promoção da saúde
Pesquisa-ação
topic Educação em saúde
Promoção da saúde
Pesquisa-ação
description A educação em saúde compreende o ensino-aprendizagem de temas relacionados à saúde, sistematicamente planejados e articulados ao currículo escolar. Em consonância com os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar emergem como alternativa para orientação e planejamento das ações pedagógicas, que permitam o enfrentamento dos problemas de modo participativo. Este estudo investigou o comportamento alimentar dos escolares e sua associação com determinantes socioeconômicos e comportamentais do grupo familiar, a fim de orientar o planejamento das ações educativas em saúde. Integrado a um processo de pesquisa-ação, contemplou escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública e seus familiares. Um questionário com perguntas fechadas, baseado no inquérito utilizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, foi utilizado para a identificação dos determinantes em saúde dos participantes. Foram percebidas associações entre hábitos alimentares inadequados dos escolares e familiares. Os adultos, em maioria apresentaram excesso de peso, comportamento sedentário e consumo regular de bebidas alcoólicas, além da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Os achados sugerem que a identificação das características do contexto familiar contribuiu para o planejamento de estratégias educativas em saúde no contexto escolar, e evidenciam que os processos educativos necessitam contemplar ações que envolvam a família, a fim de possibilitar a criação de ambientes favoráveis para a construção de conhecimentos e escolhas mais saudáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390/1071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 253-281
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715171193454592