LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica. |
id |
UNIVASF-1_0984a8bf9415c475333ae1967dae7f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2630 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?LiteraturaLeituraPIBIDTerrorO presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630/1705Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Aline Ferreira Da SilvaSouza, Josélia Batista Dias de2024-05-21T13:43:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2630Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
title |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
spellingShingle |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? Oliveira, Aline Ferreira Da Silva Literatura Leitura PIBID Terror |
title_short |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
title_full |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
title_fullStr |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
title_full_unstemmed |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
title_sort |
LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO? |
author |
Oliveira, Aline Ferreira Da Silva |
author_facet |
Oliveira, Aline Ferreira Da Silva Souza, Josélia Batista Dias de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Josélia Batista Dias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Aline Ferreira Da Silva Souza, Josélia Batista Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Leitura PIBID Terror |
topic |
Literatura Leitura PIBID Terror |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630/1705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487462158336 |