LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Ferreira Da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza, Josélia Batista Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.
id UNIVASF-1_0984a8bf9415c475333ae1967dae7f7f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2630
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?LiteraturaLeituraPIBIDTerrorO presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630/1705Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Aline Ferreira Da SilvaSouza, Josélia Batista Dias de2024-05-21T13:43:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2630Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
title LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
spellingShingle LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
Oliveira, Aline Ferreira Da Silva
Literatura
Leitura
PIBID
Terror
title_short LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
title_full LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
title_fullStr LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
title_full_unstemmed LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
title_sort LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?
author Oliveira, Aline Ferreira Da Silva
author_facet Oliveira, Aline Ferreira Da Silva
Souza, Josélia Batista Dias de
author_role author
author2 Souza, Josélia Batista Dias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Ferreira Da Silva
Souza, Josélia Batista Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura
PIBID
Terror
topic Literatura
Leitura
PIBID
Terror
description O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630/1705
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487462158336