AS PERSPECTIVAS TRANSVERSAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Catia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes Viçosa, Débora, Caroline Fernandes Salgueiro, Andréia, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1051
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar as orientações sobre abordagens transversais, presentes nos Planos de Ação do Mercosul Educacional, e as diretrizes referentes à essa temática na Lei de Educação Nacional da Argentina, Lei de Diretrizes e Bases do Brasil e Lei Geral de Educação do Uruguai. Os dados foram tratados a partir da Análise Documental com método comparativo e apresentados por meio de nuvens de palavras. Os resultados indicaram que os Planos de Ação do Mercosul Educacional apresentam recomendações sobre abordagens transversais nos espaços educativos. A análise dos documentos oficiais de cada país mostrou que: i) o documento argentino exibe eixos temáticos amplos nos diferentes níveis educacionais; ii) a lei brasileira orienta para a inserção de temas diversificados em todos os currículos escolares, sendo amparada por documentos complementares; e iii) a lei educacional uruguaia contempla amplamente o tema pesquisado e acordado nos planos do Mercosul Educacional. Conclui-se que os documentos analisados direcionam para uma prática baseada na transversalidade no contexto escolar, propiciando espaço para a inclusão de saberes extraescolares. Porém, depreende-se a necessidade de potencializar a inserção de temas transversais no cotidiano escolar dos países cenário da pesquisa. Isso pode se dar a partir da capacitação de professores visando proporcionar uma aprendizagem contextualizada que atenda demandas do contexto social e cultural dos estudantes.
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