INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444 |
Resumo: | Neste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem. |
id |
UNIVASF-1_0dbc4469c67a4dec84b095969606d993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/444 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARESDiscursos Político-Educacionais;Educação Especial;Inclusão EducacionalNeste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 103-1222177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444/298Prados, Rosália Maria NettoGiordano, Carlos VitalGradjean-Thomsen, Débora Bernardiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T14:46:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/444Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-04-24T14:46:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
title |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
spellingShingle |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES Prados, Rosália Maria Netto Discursos Político-Educacionais; Educação Especial; Inclusão Educacional |
title_short |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
title_full |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
title_fullStr |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
title_sort |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES |
author |
Prados, Rosália Maria Netto |
author_facet |
Prados, Rosália Maria Netto Giordano, Carlos Vital Gradjean-Thomsen, Débora Bernardi |
author_role |
author |
author2 |
Giordano, Carlos Vital Gradjean-Thomsen, Débora Bernardi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prados, Rosália Maria Netto Giordano, Carlos Vital Gradjean-Thomsen, Débora Bernardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursos Político-Educacionais; Educação Especial; Inclusão Educacional |
topic |
Discursos Político-Educacionais; Educação Especial; Inclusão Educacional |
description |
Neste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444/298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 103-122 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488436285440 |