UMA AVALIAÇÃO DE CÁLCULO COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabel, Marília
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rafael Zimdars, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1409
Resumo: Tradicionalmente, a avaliação serve para conferência de saberes e comprovação da capacidade de memorização de conteúdos. Na contramão dessa lógica, entendemos-a como uma possibilidade para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, a medida que se busca a promoção de estratégias que permitem a mobilização dos conhecimentos docentes - do conteúdo, pedagógico, do currículo. Com base nisso, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise das percepções de licenciandos em Matemática acerca de um processo avaliativo não tradicional em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, além de identificar indícios de como tal prática pode contribuir para seus percursos formativos. Essa avaliação foi desenvolvida numa disciplina do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de Santa Catarina. Para produção dos dados utilizamos um questionário, respondido pelos estudantes da disciplina, explorado a partir de um viés qualitativo, com base na análise de conteúdo. Como resultados, percebemos que a avaliação se mostrou como potencial para superação de aspectos afetivos de medo e de insegurança relacionados a práticas avaliativas tradicionais, bem como potencial para mobilização de conhecimentos docentes e a retomada de conhecimentos prévios.
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