Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488 |
Resumo: | O Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo. |
id |
UEPB_461fe71ac197aeb6716554baa958f467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3488 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em ItaporangaProjovem urbanoCurrículo integradoFormação de professoresFormação continuadaUrban ProjovemContinuing educationIntegrated curriculumEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo.Projovem Urbano is a program for the inclusion of young people between 18 and 29 years old that aims to assist students who can read and write but who were unable to complete elementary school. Considering the relevance of teacher education for the teaching-learning process, the general objective of the research is to analyze teachers' perceptions of Projovem Urbano about continuing education in Itaporanga, PB. The research was conducted with a sample composed of 9 (nine) teachers from schools belonging to the Itaporanga Polo. Opting for the qualitative approach, use of bibliographic research, document analysis, interviews and questionnaire application. The field research of this study was conducted in March 2017. As a result, it was identified that the continuing education of teachers in Projovem Urban is essential in the improvement of pedagogical practices. Although the assessment of the training process was positive, the specificities of the integrated curriculum raise questions regarding its proposal applied to the target audience.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Santiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Lira, Sonia Maria de60029099404http://lattes.cnpq.br/1745920526512067Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo2019-10-10T14:04:42Z2019-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:35:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:35:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
title |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
spellingShingle |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo Projovem urbano Currículo integrado Formação de professores Formação continuada Urban Projovem Continuing education Integrated curriculum EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
title_full |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
title_fullStr |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
title_full_unstemmed |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
title_sort |
Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga |
author |
Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo |
author_facet |
Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Eduardo Gomes 62283391415 http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 Santiago, Zélia Maria de Arruda 20448023415 http://lattes.cnpq.br/8201113424737919 Lira, Sonia Maria de 60029099404 http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projovem urbano Currículo integrado Formação de professores Formação continuada Urban Projovem Continuing education Integrated curriculum EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Projovem urbano Currículo integrado Formação de professores Formação continuada Urban Projovem Continuing education Integrated curriculum EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-10T14:04:42Z 2019-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709221617729536 |