Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fernando Moreno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322
Resumo: O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.
id UNIVASF-1_192b2f5b1fcb89d7d8574d3626b36808
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/322
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da línguaEnsinoGêneros textuaisTipos textuaisO presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322/204da Silva, Fernando Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:46:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/322Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:46:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
title Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
spellingShingle Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
da Silva, Fernando Moreno
Ensino
Gêneros textuais
Tipos textuais
title_short Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
title_full Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
title_fullStr Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
title_full_unstemmed Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
title_sort Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
author da Silva, Fernando Moreno
author_facet da Silva, Fernando Moreno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fernando Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Gêneros textuais
Tipos textuais
topic Ensino
Gêneros textuais
Tipos textuais
description O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322/204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488054603776