Gêneros textuais orais: Corpo, palavra e a construção dos sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CEREZOLI, Andreia Ines Hanel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3309
Resumo: Nesse trabalho aborda-se a questão da multimodalidade constitutiva dos gêneros orais, mais especificamente a vídeo-aula. Tem como objetivo identificar os meios não-linguísticos, ou seja, multimodais, presentes no gênero vídeo­aula e refletir sobre a construção dos sentidos oriundos de tais fatores. A pertinência científica do trabalho reside no fato de que com o avanço das discussões do ensino de línguas baseado nos gêneros textuais, incluindo-se os orais, é preciso saber como tais recursos multimodais podem ser explorados, tanto no ensino quanto na avaliação. Assim, o trabalho traz, inicialmente, recortes teóricos sobre letramento, multiletramento, multimodalidade, de Marcuschi (2010) e Rojo (2012, 2013) e, sobre gêneros textuais de (Bakhtin, 2011) e Schneuwly e Dolz (2004) que encaminham as análises. Em seguida, busca­se compreender as “características” dos gêneros textuais orais e apresentar postulados teóricos que permitem compreender a vídeo-aula como um gênero textual, fundamentados principalmente em Maingueneau (2013). Na sequência, realiza-se a análise dos aspectos multimodais em uma vídeo-aula e encerra-se o trabalho apontando-se suas contribuições ao ensino e possíveis avanços decorrentes de futuras pesquisas. [Recebido: 16 set. 2015 – Aceito: 07 nov. 2015]
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