A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Jenerton Arlan
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schwengber, Ivan Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67
Resumo: Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.
id UNIVASF-1_27297e8acc45dfb4404c0be2d48836d6
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/67
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEYDisciplinaInteresseVontadeEste texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67/73Schütz, Jenerton ArlanSchwengber, Ivan Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:08:22Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/67Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:08:22Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
title A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
spellingShingle A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
Schütz, Jenerton Arlan
Disciplina
Interesse
Vontade
title_short A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
title_full A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
title_fullStr A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
title_full_unstemmed A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
title_sort A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY
author Schütz, Jenerton Arlan
author_facet Schütz, Jenerton Arlan
Schwengber, Ivan Luís
author_role author
author2 Schwengber, Ivan Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, Jenerton Arlan
Schwengber, Ivan Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina
Interesse
Vontade
topic Disciplina
Interesse
Vontade
description Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67/73
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487549190144