MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499 |
Resumo: | Este artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas. |
id |
UNIVASF-1_2889cec5f35f90a26e6b41bdbfbb411f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1499 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEISEnsino de MatemáticaAnos IniciaisEducação BásicaEstudantesProfessora/orEste artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 728-7542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499/1023Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia de Mattos, Maria AliceLins Ferreira, Mônica ReginaLemos Nogueira Leal, Rute Meirelles Francisco, Anna Paula Fernandes do Rego, Leonardo 2021-05-02T23:19:48Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1499Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:19:48Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
title |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
spellingShingle |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS Garcia de Mattos, Maria Alice Ensino de Matemática Anos Iniciais Educação Básica Estudantes Professora/or |
title_short |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
title_full |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
title_fullStr |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
title_full_unstemmed |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
title_sort |
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS |
author |
Garcia de Mattos, Maria Alice |
author_facet |
Garcia de Mattos, Maria Alice Lins Ferreira, Mônica Regina Lemos Nogueira Leal, Rute Meirelles Francisco, Anna Paula Fernandes do Rego, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Lins Ferreira, Mônica Regina Lemos Nogueira Leal, Rute Meirelles Francisco, Anna Paula Fernandes do Rego, Leonardo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia de Mattos, Maria Alice Lins Ferreira, Mônica Regina Lemos Nogueira Leal, Rute Meirelles Francisco, Anna Paula Fernandes do Rego, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Anos Iniciais Educação Básica Estudantes Professora/or |
topic |
Ensino de Matemática Anos Iniciais Educação Básica Estudantes Professora/or |
description |
Este artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499/1023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 728-754 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489396781056 |