MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia de Mattos, Maria Alice
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lins Ferreira, Mônica Regina, Lemos Nogueira Leal, Rute, Meirelles Francisco, Anna Paula, Fernandes do Rego, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499
Resumo: Este artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas.
id UNIVASF-1_2889cec5f35f90a26e6b41bdbfbb411f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1499
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEISEnsino de MatemáticaAnos IniciaisEducação BásicaEstudantesProfessora/orEste artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 728-7542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499/1023Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia de Mattos, Maria AliceLins Ferreira, Mônica ReginaLemos Nogueira Leal, Rute Meirelles Francisco, Anna Paula Fernandes do Rego, Leonardo 2021-05-02T23:19:48Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1499Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:19:48Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
title MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
spellingShingle MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
Garcia de Mattos, Maria Alice
Ensino de Matemática
Anos Iniciais
Educação Básica
Estudantes
Professora/or
title_short MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
title_full MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
title_fullStr MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
title_full_unstemmed MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
title_sort MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS
author Garcia de Mattos, Maria Alice
author_facet Garcia de Mattos, Maria Alice
Lins Ferreira, Mônica Regina
Lemos Nogueira Leal, Rute
Meirelles Francisco, Anna Paula
Fernandes do Rego, Leonardo
author_role author
author2 Lins Ferreira, Mônica Regina
Lemos Nogueira Leal, Rute
Meirelles Francisco, Anna Paula
Fernandes do Rego, Leonardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia de Mattos, Maria Alice
Lins Ferreira, Mônica Regina
Lemos Nogueira Leal, Rute
Meirelles Francisco, Anna Paula
Fernandes do Rego, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Anos Iniciais
Educação Básica
Estudantes
Professora/or
topic Ensino de Matemática
Anos Iniciais
Educação Básica
Estudantes
Professora/or
description Este artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 728-754
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489396781056