RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267 |
Resumo: | A sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas. |
id |
UNIVASF-1_38aae737dcb55e0214c60dabfbd16b53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/267 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGSFormação docenteAutobiografiaCiberculturaTecnologias da Informação e ComunicaçãoA sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267/158Matias Novaes Machado, Anny KarineMachado, Alexsandro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:39:44Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/267Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:39:44Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
title |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
spellingShingle |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS Matias Novaes Machado, Anny Karine Formação docente Autobiografia Cibercultura Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_short |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
title_full |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
title_fullStr |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
title_full_unstemmed |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
title_sort |
RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS |
author |
Matias Novaes Machado, Anny Karine |
author_facet |
Matias Novaes Machado, Anny Karine Machado, Alexsandro dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Alexsandro dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias Novaes Machado, Anny Karine Machado, Alexsandro dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Autobiografia Cibercultura Tecnologias da Informação e Comunicação |
topic |
Formação docente Autobiografia Cibercultura Tecnologias da Informação e Comunicação |
description |
A sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267/158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487992737792 |