RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias Novaes Machado, Anny Karine
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Alexsandro dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267
Resumo: A sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas.
id UNIVASF-1_38aae737dcb55e0214c60dabfbd16b53
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/267
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGSFormação docenteAutobiografiaCiberculturaTecnologias da Informação e ComunicaçãoA sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267/158Matias Novaes Machado, Anny KarineMachado, Alexsandro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:39:44Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/267Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:39:44Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
title RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
spellingShingle RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
Matias Novaes Machado, Anny Karine
Formação docente
Autobiografia
Cibercultura
Tecnologias da Informação e Comunicação
title_short RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
title_full RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
title_fullStr RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
title_full_unstemmed RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
title_sort RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS
author Matias Novaes Machado, Anny Karine
author_facet Matias Novaes Machado, Anny Karine
Machado, Alexsandro dos Santos
author_role author
author2 Machado, Alexsandro dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias Novaes Machado, Anny Karine
Machado, Alexsandro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Autobiografia
Cibercultura
Tecnologias da Informação e Comunicação
topic Formação docente
Autobiografia
Cibercultura
Tecnologias da Informação e Comunicação
description A sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267/158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487992737792