O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Da Silva, Ashiley, Neri, Ruan, Almeida, Talita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256
Resumo: Na sociedade contemporânea em que vivemos, passamos por constante transformações, onde almejar uma educação tecnológica desde a infância, que esteja presente na vida cotidiana e que possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem é fundamental nos dias atuais. Nesse sentido o presente trabalho irá mostrar as atividades desenvolvidas na fase de observação e no Projeto de Intervenção, realizado na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, por alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com alunos do 6º ano da E.E.F Tia Erica Strasser, localizado no município de Moju – Pará. Com isso, o referido texto tem por objetivo relatar as vivências durante as fases de observações e  de aplicação do Projeto de Intervenção, este foi pautado na exposição de jogos matemáticos realizado em trabalhos de grupo, onde apresentamos o software Scratch, que contribuiu de forma satisfatória para os conhecimentos dos alunos referentes as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, já que no período de observação notamos as dificuldades que os estudantes apresentaram no que tange essas operações. Por fim, observamos no desenvolvimento dos estudantes ao manusearem e nas falas que o software se mostrou bastante, dinâmico, motivador e facilitador, no processo de ensino e aprendizagem.
id UNIVASF-1_3f302fed000543701e05cff3553686c6
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1256
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOEnsino de MatemáticaEnsino e AprendizagemOperaçõesSoftwareNa sociedade contemporânea em que vivemos, passamos por constante transformações, onde almejar uma educação tecnológica desde a infância, que esteja presente na vida cotidiana e que possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem é fundamental nos dias atuais. Nesse sentido o presente trabalho irá mostrar as atividades desenvolvidas na fase de observação e no Projeto de Intervenção, realizado na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, por alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com alunos do 6º ano da E.E.F Tia Erica Strasser, localizado no município de Moju – Pará. Com isso, o referido texto tem por objetivo relatar as vivências durante as fases de observações e  de aplicação do Projeto de Intervenção, este foi pautado na exposição de jogos matemáticos realizado em trabalhos de grupo, onde apresentamos o software Scratch, que contribuiu de forma satisfatória para os conhecimentos dos alunos referentes as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, já que no período de observação notamos as dificuldades que os estudantes apresentaram no que tange essas operações. Por fim, observamos no desenvolvimento dos estudantes ao manusearem e nas falas que o software se mostrou bastante, dinâmico, motivador e facilitador, no processo de ensino e aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 687-7072177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256/876Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, BrunoDa Silva, AshileyDa Silva, AshileyNeri, RuanAlmeida, Talita2020-11-10T17:02:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1256Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
spellingShingle O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Rodrigues, Bruno
Ensino de Matemática
Ensino e Aprendizagem
Operações
Software
title_short O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_fullStr O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full_unstemmed O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_sort O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
author Rodrigues, Bruno
author_facet Rodrigues, Bruno
Da Silva, Ashiley
Neri, Ruan
Almeida, Talita
author_role author
author2 Da Silva, Ashiley
Neri, Ruan
Almeida, Talita
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno
Da Silva, Ashiley
Da Silva, Ashiley
Neri, Ruan
Almeida, Talita
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Ensino e Aprendizagem
Operações
Software
topic Ensino de Matemática
Ensino e Aprendizagem
Operações
Software
description Na sociedade contemporânea em que vivemos, passamos por constante transformações, onde almejar uma educação tecnológica desde a infância, que esteja presente na vida cotidiana e que possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem é fundamental nos dias atuais. Nesse sentido o presente trabalho irá mostrar as atividades desenvolvidas na fase de observação e no Projeto de Intervenção, realizado na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, por alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com alunos do 6º ano da E.E.F Tia Erica Strasser, localizado no município de Moju – Pará. Com isso, o referido texto tem por objetivo relatar as vivências durante as fases de observações e  de aplicação do Projeto de Intervenção, este foi pautado na exposição de jogos matemáticos realizado em trabalhos de grupo, onde apresentamos o software Scratch, que contribuiu de forma satisfatória para os conhecimentos dos alunos referentes as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, já que no período de observação notamos as dificuldades que os estudantes apresentaram no que tange essas operações. Por fim, observamos no desenvolvimento dos estudantes ao manusearem e nas falas que o software se mostrou bastante, dinâmico, motivador e facilitador, no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256/876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 687-707
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489067528192