As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18493 |
Resumo: | Partindo das hipóteses que os alunos têm as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui", a pesquisa visa investigar concepções de alunos de 5ª e 7ª séries sobre multiplicação e divisão e se as mesmas interferem quando os alunos trabalham com estas operações no domínio dos decimais. Os resultados, obtidos por meio de um teste diagnóstico, indicaram que os alunos têm as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui". Baseados nesses resultados, construímos uma seqüência de atividades, buscando uma mudança de concepções relativa às operações de multiplicação e divisão. Ao término da seqüência de atividades, elaboramos um teste final e entrevistas individuais, visando confirmarmos se os alunos haviam mudado as concepções. Os resultados apontaram, dentre outras coisas, que as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui" estão muito interiorizadas pelos alunos e que provavelmente uma mudança de concepções só ocorreria se desde o início da vida escolar dos alunos a multiplicação e a divisão fossem introduzidas e trabalhadas por meio de diversas abordagens, não somente como adições repetidas e como subtrações sucessivas |
id |
PUC_SP-1_253a6931a395571100e59ca25fdab08e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18493 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Tânia Maria Mendonçahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791655T5Cunha, Maria Carolina Cascino da2016-04-29T14:32:25Z2008-02-251997-08-20Cunha, Maria Carolina Cascino da. As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries. 1997. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18493Partindo das hipóteses que os alunos têm as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui", a pesquisa visa investigar concepções de alunos de 5ª e 7ª séries sobre multiplicação e divisão e se as mesmas interferem quando os alunos trabalham com estas operações no domínio dos decimais. Os resultados, obtidos por meio de um teste diagnóstico, indicaram que os alunos têm as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui". Baseados nesses resultados, construímos uma seqüência de atividades, buscando uma mudança de concepções relativa às operações de multiplicação e divisão. Ao término da seqüência de atividades, elaboramos um teste final e entrevistas individuais, visando confirmarmos se os alunos haviam mudado as concepções. Os resultados apontaram, dentre outras coisas, que as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui" estão muito interiorizadas pelos alunos e que provavelmente uma mudança de concepções só ocorreria se desde o início da vida escolar dos alunos a multiplicação e a divisão fossem introduzidas e trabalhadas por meio de diversas abordagens, não somente como adições repetidas e como subtrações sucessivasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35300/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoMatematica -- Estudo e ensino (Elementar)Matematica (Ensino medio)Processos de divisaoProcessos de multiplicacaoOperacoes aritmeticasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª sériesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.txtdissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.txtExtracted texttext/plain183684https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18493/3/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.txt935f3a6b798846d8883ca79478c479c1MD53ORIGINALdissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdfapplication/pdf444442https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18493/1/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf63966996c5a6248827e18cfaa37de459MD51THUMBNAILdissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.jpgdissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18493/2/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/184932022-04-28 14:12:13.619oai:repositorio.pucsp.br:handle/18493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:12:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
title |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
spellingShingle |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries Cunha, Maria Carolina Cascino da Matematica -- Estudo e ensino (Elementar) Matematica (Ensino medio) Processos de divisao Processos de multiplicacao Operacoes aritmeticas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
title_full |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
title_fullStr |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
title_full_unstemmed |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
title_sort |
As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries |
author |
Cunha, Maria Carolina Cascino da |
author_facet |
Cunha, Maria Carolina Cascino da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791655T5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Carolina Cascino da |
contributor_str_mv |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matematica -- Estudo e ensino (Elementar) Matematica (Ensino medio) Processos de divisao Processos de multiplicacao Operacoes aritmeticas |
topic |
Matematica -- Estudo e ensino (Elementar) Matematica (Ensino medio) Processos de divisao Processos de multiplicacao Operacoes aritmeticas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Partindo das hipóteses que os alunos têm as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui", a pesquisa visa investigar concepções de alunos de 5ª e 7ª séries sobre multiplicação e divisão e se as mesmas interferem quando os alunos trabalham com estas operações no domínio dos decimais. Os resultados, obtidos por meio de um teste diagnóstico, indicaram que os alunos têm as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui". Baseados nesses resultados, construímos uma seqüência de atividades, buscando uma mudança de concepções relativa às operações de multiplicação e divisão. Ao término da seqüência de atividades, elaboramos um teste final e entrevistas individuais, visando confirmarmos se os alunos haviam mudado as concepções. Os resultados apontaram, dentre outras coisas, que as concepções "multiplicação sempre aumenta" e "divisão sempre diminui" estão muito interiorizadas pelos alunos e que provavelmente uma mudança de concepções só ocorreria se desde o início da vida escolar dos alunos a multiplicação e a divisão fossem introduzidas e trabalhadas por meio de diversas abordagens, não somente como adições repetidas e como subtrações sucessivas |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997-08-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cunha, Maria Carolina Cascino da. As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries. 1997. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18493 |
identifier_str_mv |
Cunha, Maria Carolina Cascino da. As Operações de Multiplicação e Divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries. 1997. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18493/3/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18493/1/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18493/2/dissertacao_maria_carolina_cascino_cunha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
935f3a6b798846d8883ca79478c479c1 63966996c5a6248827e18cfaa37de459 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277814443081728 |