UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino da Gama, Lucas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Costa Tourinho e Silva, Adjane, Lustosa Costa , Elizabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356
Resumo: A modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju.
id UNIVASF-1_40a0f230efae4daa2371e0020a96d620
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1356
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : plásticosensino de ciências por investigaçãoeducação ambientalA modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 441-4612177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356/921Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAquino da Gama, Lucasda Costa Tourinho e Silva, Adjane Lustosa Costa , Elizabete 2020-12-24T12:14:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1356Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T12:14:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
Aquino da Gama, Lucas
plásticos
ensino de ciências por investigação
educação ambiental
title_short UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_full UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_sort UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
author Aquino da Gama, Lucas
author_facet Aquino da Gama, Lucas
da Costa Tourinho e Silva, Adjane
Lustosa Costa , Elizabete
author_role author
author2 da Costa Tourinho e Silva, Adjane
Lustosa Costa , Elizabete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino da Gama, Lucas
da Costa Tourinho e Silva, Adjane
Lustosa Costa , Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv plásticos
ensino de ciências por investigação
educação ambiental
topic plásticos
ensino de ciências por investigação
educação ambiental
description A modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356/921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 441-461
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489107374080