UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356 |
Resumo: | A modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju. |
id |
UNIVASF-1_40a0f230efae4daa2371e0020a96d620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1356 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : plásticosensino de ciências por investigaçãoeducação ambientalA modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 441-4612177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356/921Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAquino da Gama, Lucasda Costa Tourinho e Silva, Adjane Lustosa Costa , Elizabete 2020-12-24T12:14:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1356Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T12:14:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : Aquino da Gama, Lucas plásticos ensino de ciências por investigação educação ambiental |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
author |
Aquino da Gama, Lucas |
author_facet |
Aquino da Gama, Lucas da Costa Tourinho e Silva, Adjane Lustosa Costa , Elizabete |
author_role |
author |
author2 |
da Costa Tourinho e Silva, Adjane Lustosa Costa , Elizabete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino da Gama, Lucas da Costa Tourinho e Silva, Adjane Lustosa Costa , Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
plásticos ensino de ciências por investigação educação ambiental |
topic |
plásticos ensino de ciências por investigação educação ambiental |
description |
A modificação da natureza por agentes antrópicos está cada vez mais fora de controle. O ser humano tem modificado o meio ambiente e interferido nas relações dos ecossistemas a ponto de pôr em risco o futuro de sua própria espécie. Diante de sistemas sociais, políticos e econômicos que são embasados em modelos de consumo constante de recursos naturais limitados, discutir o descarte e consumo crescente dos plásticos que, no Brasil, quase nenhum tratamento de reciclagem ou reutilização recebem, é fundamental. Um ensino de ciências crítico, baseado em promoção de educação ambiental, e que faz um diálogo entre os eixos do movimento CTSA, deverá incluir em suas discussões temas pertinentes ao meio ambiente. Por isso este estudo apresenta as impressões de um bolsista do PIBID ao utilizar uma oficina temática de cunho investigativo como instrumento didático para a promoção de Educação Ambiental, em uma escola campo PIBID da rede pública localizada no município de Aracaju. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1356/921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 441-461 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489107374080 |