O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Laís Muniz Oliveira do Rosário
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gradela, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/63
Resumo: De acordo com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, a educação deve ser voltada para a formação do cidadão e preparar para o exercício do trabalho. Entretanto, nota-se que essa prática não vem ocorrendo na maioria das escolas. O presente trabalho visou verificar como o ensino de Ciências no Ensino Médio vem sendo realizado no Brasil e a necessidade de se promover a educação científica como ferramenta auxiliar na efetivação de uma educação cidadã. Foram analisados 25 artigos científicos, dos quais nove eram referentes ao Ensino Médio. Observou-se que no Ensino Médio as disciplinas de Ciências têm sido trabalhadas com enfoque centralizado no professor, de forma isolada, sem ligação entre as mesmas ou com o cotidiano dos alunos, o que torna-as sem sentido para os alunos. É clara a necessidade de que as disciplinas relacionadas às Ciências sejam trabalhadas de forma interdisciplinar, dando-se autonomia para que os alunos busquem o próprio conhecimento e haja, assim, a verdadeira educação científica. Portanto, o ensino deve partir de um questionamento surgido no cotidiano do aluno, que levará à busca de uma solução através de experimentos, devendo o professor assumir o papel de facilitador, minimizando sua participação e orientando os alunos na construção do seu próprio conhecimento tornando, assim, o aprendizado significativo. Conclui-se que há uma forte necessidade de mudança na concepção do ensino de Ciências por parte dos professores do Ensino Médio.
id UNIVASF-1_43ff46eafece3c687ce959b093080ce5
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/63
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIOPesquisa científicaColegialCidadãoDesenvolvimentoDe acordo com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, a educação deve ser voltada para a formação do cidadão e preparar para o exercício do trabalho. Entretanto, nota-se que essa prática não vem ocorrendo na maioria das escolas. O presente trabalho visou verificar como o ensino de Ciências no Ensino Médio vem sendo realizado no Brasil e a necessidade de se promover a educação científica como ferramenta auxiliar na efetivação de uma educação cidadã. Foram analisados 25 artigos científicos, dos quais nove eram referentes ao Ensino Médio. Observou-se que no Ensino Médio as disciplinas de Ciências têm sido trabalhadas com enfoque centralizado no professor, de forma isolada, sem ligação entre as mesmas ou com o cotidiano dos alunos, o que torna-as sem sentido para os alunos. É clara a necessidade de que as disciplinas relacionadas às Ciências sejam trabalhadas de forma interdisciplinar, dando-se autonomia para que os alunos busquem o próprio conhecimento e haja, assim, a verdadeira educação científica. Portanto, o ensino deve partir de um questionamento surgido no cotidiano do aluno, que levará à busca de uma solução através de experimentos, devendo o professor assumir o papel de facilitador, minimizando sua participação e orientando os alunos na construção do seu próprio conhecimento tornando, assim, o aprendizado significativo. Conclui-se que há uma forte necessidade de mudança na concepção do ensino de Ciências por parte dos professores do Ensino Médio. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/63Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/63/68Leite, Laís Muniz Oliveira do RosárioGradela, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-01T12:30:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/63Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-01T12:30:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
Leite, Laís Muniz Oliveira do Rosário
Pesquisa científica
Colegial
Cidadão
Desenvolvimento
title_short O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
author Leite, Laís Muniz Oliveira do Rosário
author_facet Leite, Laís Muniz Oliveira do Rosário
Gradela, Adriana
author_role author
author2 Gradela, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Laís Muniz Oliveira do Rosário
Gradela, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa científica
Colegial
Cidadão
Desenvolvimento
topic Pesquisa científica
Colegial
Cidadão
Desenvolvimento
description De acordo com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, a educação deve ser voltada para a formação do cidadão e preparar para o exercício do trabalho. Entretanto, nota-se que essa prática não vem ocorrendo na maioria das escolas. O presente trabalho visou verificar como o ensino de Ciências no Ensino Médio vem sendo realizado no Brasil e a necessidade de se promover a educação científica como ferramenta auxiliar na efetivação de uma educação cidadã. Foram analisados 25 artigos científicos, dos quais nove eram referentes ao Ensino Médio. Observou-se que no Ensino Médio as disciplinas de Ciências têm sido trabalhadas com enfoque centralizado no professor, de forma isolada, sem ligação entre as mesmas ou com o cotidiano dos alunos, o que torna-as sem sentido para os alunos. É clara a necessidade de que as disciplinas relacionadas às Ciências sejam trabalhadas de forma interdisciplinar, dando-se autonomia para que os alunos busquem o próprio conhecimento e haja, assim, a verdadeira educação científica. Portanto, o ensino deve partir de um questionamento surgido no cotidiano do aluno, que levará à busca de uma solução através de experimentos, devendo o professor assumir o papel de facilitador, minimizando sua participação e orientando os alunos na construção do seu próprio conhecimento tornando, assim, o aprendizado significativo. Conclui-se que há uma forte necessidade de mudança na concepção do ensino de Ciências por parte dos professores do Ensino Médio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/63
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/63/68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487542898688