OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Souza, Manoel Messias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Pires, Jéssica, Custódia de Carvalho Lemos, Juliana, Carvalho da Silva, Marciano, Vieira de Souza, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840
Resumo: A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto.
id UNIVASF-1_455f0219311dbba4303a88b6a55ba26f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1840
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTAEnsino RemotoSíndrome de DownTrissomia 21pandemia da Covid-19A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 299-3212177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1615https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1366Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Souza, Manoel Messiasda Silva Pires, Jéssica Custódia de Carvalho Lemos, Juliana Carvalho da Silva, MarcianoVieira de Souza, Rosangela2024-01-15T18:54:30Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1840Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:54:30Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
title OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
spellingShingle OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
Alves de Souza, Manoel Messias
Ensino Remoto
Síndrome de Down
Trissomia 21
pandemia da Covid-19
title_short OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
title_full OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
title_fullStr OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
title_full_unstemmed OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
title_sort OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
author Alves de Souza, Manoel Messias
author_facet Alves de Souza, Manoel Messias
da Silva Pires, Jéssica
Custódia de Carvalho Lemos, Juliana
Carvalho da Silva, Marciano
Vieira de Souza, Rosangela
author_role author
author2 da Silva Pires, Jéssica
Custódia de Carvalho Lemos, Juliana
Carvalho da Silva, Marciano
Vieira de Souza, Rosangela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves de Souza, Manoel Messias
da Silva Pires, Jéssica
Custódia de Carvalho Lemos, Juliana
Carvalho da Silva, Marciano
Vieira de Souza, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Síndrome de Down
Trissomia 21
pandemia da Covid-19
topic Ensino Remoto
Síndrome de Down
Trissomia 21
pandemia da Covid-19
description A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1615
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1366
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 299-321
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486907461632