OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840 |
Resumo: | A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto. |
id |
UNIVASF-1_455f0219311dbba4303a88b6a55ba26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1840 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTAEnsino RemotoSíndrome de DownTrissomia 21pandemia da Covid-19A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 299-3212177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1615https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1366Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Souza, Manoel Messiasda Silva Pires, Jéssica Custódia de Carvalho Lemos, Juliana Carvalho da Silva, MarcianoVieira de Souza, Rosangela2024-01-15T18:54:30Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1840Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:54:30Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
title |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
spellingShingle |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA Alves de Souza, Manoel Messias Ensino Remoto Síndrome de Down Trissomia 21 pandemia da Covid-19 |
title_short |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
title_full |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
title_fullStr |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
title_full_unstemmed |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
title_sort |
OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA |
author |
Alves de Souza, Manoel Messias |
author_facet |
Alves de Souza, Manoel Messias da Silva Pires, Jéssica Custódia de Carvalho Lemos, Juliana Carvalho da Silva, Marciano Vieira de Souza, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Pires, Jéssica Custódia de Carvalho Lemos, Juliana Carvalho da Silva, Marciano Vieira de Souza, Rosangela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves de Souza, Manoel Messias da Silva Pires, Jéssica Custódia de Carvalho Lemos, Juliana Carvalho da Silva, Marciano Vieira de Souza, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Síndrome de Down Trissomia 21 pandemia da Covid-19 |
topic |
Ensino Remoto Síndrome de Down Trissomia 21 pandemia da Covid-19 |
description |
A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1615 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840/1366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 299-321 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486907461632 |