APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tigre, Diana Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349
Resumo: Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o aprendizado de futuros professores para a educação básica. Trata-se de uma investigação sobre a uma experiência desenvolvida durante 18 meses ininterruptos, a partir do Edital n°7/2018 do PIBID CAPES, com 26 discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência na qual se elegeu a universidade e a escola como espaços-tempos de saberes para a formação inicial de professores. Importa, nela, compreendermos o que os discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, aprenderam assim como o entendimento deles em relação ao contexto escolar vivido, à docência e sua identificação dos saberes docentes importantes para o exercício profissional. Para tanto, partimos de um processo de formação fundado na epistemologia da prática, que compreende a importância da articulação entre teoria e prática para a formação de professores. Concluímos, afirmando que o aprendizado dos discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, deve perpassar pelos espaços-tempos da universidade e da escola, sendo a experiência de iniciação à docência significativa para a compreensão progressivamente do contexto escolar, da docência e de seus saberes.
id UNIVASF-1_512cccd59fc25084c32e1b835e1cfbb0
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1349
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES Aprendizado da docência. PIBID. Universidade. Escola. Saberes.Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o aprendizado de futuros professores para a educação básica. Trata-se de uma investigação sobre a uma experiência desenvolvida durante 18 meses ininterruptos, a partir do Edital n°7/2018 do PIBID CAPES, com 26 discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência na qual se elegeu a universidade e a escola como espaços-tempos de saberes para a formação inicial de professores. Importa, nela, compreendermos o que os discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, aprenderam assim como o entendimento deles em relação ao contexto escolar vivido, à docência e sua identificação dos saberes docentes importantes para o exercício profissional. Para tanto, partimos de um processo de formação fundado na epistemologia da prática, que compreende a importância da articulação entre teoria e prática para a formação de professores. Concluímos, afirmando que o aprendizado dos discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, deve perpassar pelos espaços-tempos da universidade e da escola, sendo a experiência de iniciação à docência significativa para a compreensão progressivamente do contexto escolar, da docência e de seus saberes.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 268-2912177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349/907Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTigre, Diana Martins2020-12-24T20:04:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1349Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T20:04:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
title APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
spellingShingle APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
Tigre, Diana Martins
Aprendizado da docência. PIBID. Universidade. Escola. Saberes.
title_short APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
title_full APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
title_fullStr APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
title_full_unstemmed APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
title_sort APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES
author Tigre, Diana Martins
author_facet Tigre, Diana Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tigre, Diana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado da docência. PIBID. Universidade. Escola. Saberes.
topic Aprendizado da docência. PIBID. Universidade. Escola. Saberes.
description Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o aprendizado de futuros professores para a educação básica. Trata-se de uma investigação sobre a uma experiência desenvolvida durante 18 meses ininterruptos, a partir do Edital n°7/2018 do PIBID CAPES, com 26 discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência na qual se elegeu a universidade e a escola como espaços-tempos de saberes para a formação inicial de professores. Importa, nela, compreendermos o que os discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, aprenderam assim como o entendimento deles em relação ao contexto escolar vivido, à docência e sua identificação dos saberes docentes importantes para o exercício profissional. Para tanto, partimos de um processo de formação fundado na epistemologia da prática, que compreende a importância da articulação entre teoria e prática para a formação de professores. Concluímos, afirmando que o aprendizado dos discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, deve perpassar pelos espaços-tempos da universidade e da escola, sendo a experiência de iniciação à docência significativa para a compreensão progressivamente do contexto escolar, da docência e de seus saberes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349/907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 268-291
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489105276928