A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Sandy Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Farias,Isabel Maria Sabino de, Menezes,Eunice Andrade de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200092
Resumo: Resumo O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.
id RCAP_1630ad4c7bf9c5afacf4a5e2cffc7ebd
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722021000200092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciaisAprendizagem da docênciaSaberes docentesFormação de professoresPedagogiaPIBIDResumo O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200092Da Investigação às Práticas v.11 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200092Costa,Sandy LimaFarias,Isabel Maria Sabino deMenezes,Eunice Andrade de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:24Zoai:scielo:S2182-13722021000200092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:31.468025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
title A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
spellingShingle A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
Costa,Sandy Lima
Aprendizagem da docência
Saberes docentes
Formação de professores
Pedagogia
PIBID
title_short A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
title_full A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
title_fullStr A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
title_full_unstemmed A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
title_sort A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
author Costa,Sandy Lima
author_facet Costa,Sandy Lima
Farias,Isabel Maria Sabino de
Menezes,Eunice Andrade de Oliveira
author_role author
author2 Farias,Isabel Maria Sabino de
Menezes,Eunice Andrade de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Sandy Lima
Farias,Isabel Maria Sabino de
Menezes,Eunice Andrade de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da docência
Saberes docentes
Formação de professores
Pedagogia
PIBID
topic Aprendizagem da docência
Saberes docentes
Formação de professores
Pedagogia
PIBID
description Resumo O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200092
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.11 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376464797696