USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648 |
Resumo: | A educação médica atual deve-se basear, prioritariamente, nas metodologias ativas de ensino que envolvam vertentes biológicas, sociais, psíquicas e culturais para a aprendizagem médica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi relatar, sob viés analítico-reflexivo, a percepção discente acerca do uso da dramatização no ensino da relação médico-paciente. Foi realizada atividade com vinte e seis discentes do segundo período de graduação em Medicina, dividida em três etapas distintas: leitura temática, peça teatral e roda de conversa em relação aos aspectos positivos e negativos das encenações. Ao término da atividade, os discentes responderam a um questionário sobre a satisfação, a relevância da dinâmica e a importância de se abordar o tema desde o início da formação médica. Evidenciou-se que os discentes consideraram a atividade como muito boa (54%), totalmente relevante (54%) e de abordagem muito importante desde o início da formação acadêmica (88%). Além disso, constatou-se que a atividade estimulou a comunicação efetiva, empatia e trabalho em equipe entre os participantes. A atividade permitiu aos alunos a conscientização em relação à importância de uma boa relação médico-paciente no exercício da Medicina. O método de dramatização utilizado durante a atividade foi considerado pelos discentes como um formato pedagógico inovador e interdisciplinar, cumprindo com os pré-requisitos da Aprendizagem Baseada em Problemas. |
id |
UNIVASF-1_575b617d4c6ce3ba09c922fd764bb001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2648 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTEEducação MédicaAprendizagem Baseada em ProblemasRelações Médico-PacienteMétodos de Estudo de Matéria MédicaEstudantes de MedicinaA educação médica atual deve-se basear, prioritariamente, nas metodologias ativas de ensino que envolvam vertentes biológicas, sociais, psíquicas e culturais para a aprendizagem médica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi relatar, sob viés analítico-reflexivo, a percepção discente acerca do uso da dramatização no ensino da relação médico-paciente. Foi realizada atividade com vinte e seis discentes do segundo período de graduação em Medicina, dividida em três etapas distintas: leitura temática, peça teatral e roda de conversa em relação aos aspectos positivos e negativos das encenações. Ao término da atividade, os discentes responderam a um questionário sobre a satisfação, a relevância da dinâmica e a importância de se abordar o tema desde o início da formação médica. Evidenciou-se que os discentes consideraram a atividade como muito boa (54%), totalmente relevante (54%) e de abordagem muito importante desde o início da formação acadêmica (88%). Além disso, constatou-se que a atividade estimulou a comunicação efetiva, empatia e trabalho em equipe entre os participantes. A atividade permitiu aos alunos a conscientização em relação à importância de uma boa relação médico-paciente no exercício da Medicina. O método de dramatização utilizado durante a atividade foi considerado pelos discentes como um formato pedagógico inovador e interdisciplinar, cumprindo com os pré-requisitos da Aprendizagem Baseada em Problemas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648/1704Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho, Lara VitóriaMontagnoli, TawaneDantas, AmandaLopes, MatheusMonteiro, Vicente2024-05-18T13:38:58Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2648Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-18T13:38:58Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
title |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
spellingShingle |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE Marinho, Lara Vitória Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas Relações Médico-Paciente Métodos de Estudo de Matéria Médica Estudantes de Medicina |
title_short |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
title_full |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
title_fullStr |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
title_full_unstemmed |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
title_sort |
USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE |
author |
Marinho, Lara Vitória |
author_facet |
Marinho, Lara Vitória Montagnoli, Tawane Dantas, Amanda Lopes, Matheus Monteiro, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Montagnoli, Tawane Dantas, Amanda Lopes, Matheus Monteiro, Vicente |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Lara Vitória Montagnoli, Tawane Dantas, Amanda Lopes, Matheus Monteiro, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas Relações Médico-Paciente Métodos de Estudo de Matéria Médica Estudantes de Medicina |
topic |
Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas Relações Médico-Paciente Métodos de Estudo de Matéria Médica Estudantes de Medicina |
description |
A educação médica atual deve-se basear, prioritariamente, nas metodologias ativas de ensino que envolvam vertentes biológicas, sociais, psíquicas e culturais para a aprendizagem médica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi relatar, sob viés analítico-reflexivo, a percepção discente acerca do uso da dramatização no ensino da relação médico-paciente. Foi realizada atividade com vinte e seis discentes do segundo período de graduação em Medicina, dividida em três etapas distintas: leitura temática, peça teatral e roda de conversa em relação aos aspectos positivos e negativos das encenações. Ao término da atividade, os discentes responderam a um questionário sobre a satisfação, a relevância da dinâmica e a importância de se abordar o tema desde o início da formação médica. Evidenciou-se que os discentes consideraram a atividade como muito boa (54%), totalmente relevante (54%) e de abordagem muito importante desde o início da formação acadêmica (88%). Além disso, constatou-se que a atividade estimulou a comunicação efetiva, empatia e trabalho em equipe entre os participantes. A atividade permitiu aos alunos a conscientização em relação à importância de uma boa relação médico-paciente no exercício da Medicina. O método de dramatização utilizado durante a atividade foi considerado pelos discentes como um formato pedagógico inovador e interdisciplinar, cumprindo com os pré-requisitos da Aprendizagem Baseada em Problemas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648/1704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487463206912 |