Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Adriana Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gallian,Dante Marcello Claramonte, Reginato,Valdir, De Benedetto,Maria A. Craice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300497
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.
id ABEM-1_343198d00708fe2453b008a86e5b51a4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000300497
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência PedagógicaMétodos de Estudos da Matéria MédicaHumanização da AssistênciaComunicação em SaúdeCuidados MédicosRESUMO O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.Associação Brasileira de Educação Médica2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300497Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n3e00242015info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Adriana TeixeiraGallian,Dante Marcello ClaramonteReginato,ValdirDe Benedetto,Maria A. Craicepor2016-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000300497Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-11-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
title Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
spellingShingle Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
Pereira,Adriana Teixeira
Métodos de Estudos da Matéria Médica
Humanização da Assistência
Comunicação em Saúde
Cuidados Médicos
title_short Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
title_full Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
title_fullStr Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
title_full_unstemmed Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
title_sort Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica
author Pereira,Adriana Teixeira
author_facet Pereira,Adriana Teixeira
Gallian,Dante Marcello Claramonte
Reginato,Valdir
De Benedetto,Maria A. Craice
author_role author
author2 Gallian,Dante Marcello Claramonte
Reginato,Valdir
De Benedetto,Maria A. Craice
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Adriana Teixeira
Gallian,Dante Marcello Claramonte
Reginato,Valdir
De Benedetto,Maria A. Craice
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de Estudos da Matéria Médica
Humanização da Assistência
Comunicação em Saúde
Cuidados Médicos
topic Métodos de Estudos da Matéria Médica
Humanização da Assistência
Comunicação em Saúde
Cuidados Médicos
description RESUMO O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300497
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n3e00242015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006419976192