A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Manoel Messias Alves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Enumo, Sônia Regina Fiorim, Pereira, Caroline de Moraes, Barboza, Emílio Darlan Almeida, Vital, Fabiana de Almeida, Mendes, Katarina Bezerra, Bezerra, Rosyaline da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/347
Resumo: A fim de pôr em prática os princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde, graduandos da UNIVASF desenvolveram o projeto de extensão “EsPaRaDráPiCoS – Reconstruindo sua Saúde”, no período de 2006 a 2007. A ideia central do projeto foi trabalhar com crianças, de 2 a 7 anos de idade da Creche Casa da Criança (instituição filantrópica que presta serviços nas áreas de saúde e educação a crianças de baixa renda). A realização do trabalho foi direcionada para a conscientização da melhoria de hábitos como o alimentar, a higiene corporal e a prevenção de acidentes domésticos; além de proporcionar, aos graduandos, a busca de conhecimentos científicos tanto no meio acadêmico como na sociedade, assim como a prática dos princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde. Nesse contexto, visando à educação para a saúde infantil, foram utilizados métodos como mini-shows, peças teatrais, músicas, danças, jogos e dinâmicas, de forma interativa, criativa e divertida, almejando um melhor envolvimento e aproveitamento da criança. A partir da unificação do lúdico e do conhecimento científico foi possível despertar nas crianças o interesse de desenvolver e/ou permanecer a prática de hábitos saudáveis, que foram transmitidos durante as apresentações do projeto. Sendo assim, o trabalho pôde subsidiar o fortalecimento na promoção de mudanças, flexibilização das ações humanas na atuação profissional, desenvolvimento de novos potenciais e impulsionamento da criatividade no exercício do cuidar.
id UNIVASF-1_69a71f4903223780b5e471327a48e779
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/347
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PEEducação infantilSaúde da criançaLúdicoA fim de pôr em prática os princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde, graduandos da UNIVASF desenvolveram o projeto de extensão “EsPaRaDráPiCoS – Reconstruindo sua Saúde”, no período de 2006 a 2007. A ideia central do projeto foi trabalhar com crianças, de 2 a 7 anos de idade da Creche Casa da Criança (instituição filantrópica que presta serviços nas áreas de saúde e educação a crianças de baixa renda). A realização do trabalho foi direcionada para a conscientização da melhoria de hábitos como o alimentar, a higiene corporal e a prevenção de acidentes domésticos; além de proporcionar, aos graduandos, a busca de conhecimentos científicos tanto no meio acadêmico como na sociedade, assim como a prática dos princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde. Nesse contexto, visando à educação para a saúde infantil, foram utilizados métodos como mini-shows, peças teatrais, músicas, danças, jogos e dinâmicas, de forma interativa, criativa e divertida, almejando um melhor envolvimento e aproveitamento da criança. A partir da unificação do lúdico e do conhecimento científico foi possível despertar nas crianças o interesse de desenvolver e/ou permanecer a prática de hábitos saudáveis, que foram transmitidos durante as apresentações do projeto. Sendo assim, o trabalho pôde subsidiar o fortalecimento na promoção de mudanças, flexibilização das ações humanas na atuação profissional, desenvolvimento de novos potenciais e impulsionamento da criatividade no exercício do cuidar.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/347Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/347/230de Souza, Manoel Messias AlvesEnumo, Sônia Regina FiorimPereira, Caroline de MoraesBarboza, Emílio Darlan AlmeidaVital, Fabiana de AlmeidaMendes, Katarina BezerraBezerra, Rosyaline da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:52:59Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/347Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:52:59Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
title A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
spellingShingle A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
de Souza, Manoel Messias Alves
Educação infantil
Saúde da criança
Lúdico
title_short A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
title_full A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
title_fullStr A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
title_full_unstemmed A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
title_sort A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
author de Souza, Manoel Messias Alves
author_facet de Souza, Manoel Messias Alves
Enumo, Sônia Regina Fiorim
Pereira, Caroline de Moraes
Barboza, Emílio Darlan Almeida
Vital, Fabiana de Almeida
Mendes, Katarina Bezerra
Bezerra, Rosyaline da Silva
author_role author
author2 Enumo, Sônia Regina Fiorim
Pereira, Caroline de Moraes
Barboza, Emílio Darlan Almeida
Vital, Fabiana de Almeida
Mendes, Katarina Bezerra
Bezerra, Rosyaline da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Manoel Messias Alves
Enumo, Sônia Regina Fiorim
Pereira, Caroline de Moraes
Barboza, Emílio Darlan Almeida
Vital, Fabiana de Almeida
Mendes, Katarina Bezerra
Bezerra, Rosyaline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Saúde da criança
Lúdico
topic Educação infantil
Saúde da criança
Lúdico
description A fim de pôr em prática os princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde, graduandos da UNIVASF desenvolveram o projeto de extensão “EsPaRaDráPiCoS – Reconstruindo sua Saúde”, no período de 2006 a 2007. A ideia central do projeto foi trabalhar com crianças, de 2 a 7 anos de idade da Creche Casa da Criança (instituição filantrópica que presta serviços nas áreas de saúde e educação a crianças de baixa renda). A realização do trabalho foi direcionada para a conscientização da melhoria de hábitos como o alimentar, a higiene corporal e a prevenção de acidentes domésticos; além de proporcionar, aos graduandos, a busca de conhecimentos científicos tanto no meio acadêmico como na sociedade, assim como a prática dos princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde. Nesse contexto, visando à educação para a saúde infantil, foram utilizados métodos como mini-shows, peças teatrais, músicas, danças, jogos e dinâmicas, de forma interativa, criativa e divertida, almejando um melhor envolvimento e aproveitamento da criança. A partir da unificação do lúdico e do conhecimento científico foi possível despertar nas crianças o interesse de desenvolver e/ou permanecer a prática de hábitos saudáveis, que foram transmitidos durante as apresentações do projeto. Sendo assim, o trabalho pôde subsidiar o fortalecimento na promoção de mudanças, flexibilização das ações humanas na atuação profissional, desenvolvimento de novos potenciais e impulsionamento da criatividade no exercício do cuidar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/347
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/347/230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 1 n. 1 (2010)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488406925312