Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Filho, Manoel Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340
Resumo: A obra alicerça-se em três palavras-chave, educação, projetos e valores. Para o autor a educação fundamenta-se numa arquitetura de valores, mas que deve ser constantemente renovada através da realização dos diversos projetos, tanto individuais quanto coletivos. O desafio consiste em estabelecer o equilíbrio entre o que se rojeta e os valores que são necessários manter no processo de obtenção do “novo” ou seja, harmonizar a transição entre aquilo que adquiriu um valor em si para a educação e o que se pretende realizar de novo. Para que se possa projetar é preciso sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo, segundo o autor “sem ilusões, não se é – ou permanece – professor. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade do trabalho”. Todavia o alcance de metas requer a elaboração de um planejamento sistematizado. Conforme Machado a realização de projetos fundamenta-se em seis valores: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. Não mais se pode justificar o ensino como forma de treinar os alunos para exames, o argumento a ser posto em prática são seus projetos de vida.
id UNIVASF-1_6d133dff14db9a6478b0be8c7ceacb8c
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/340
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José MachadoEducaçãoA obra alicerça-se em três palavras-chave, educação, projetos e valores. Para o autor a educação fundamenta-se numa arquitetura de valores, mas que deve ser constantemente renovada através da realização dos diversos projetos, tanto individuais quanto coletivos. O desafio consiste em estabelecer o equilíbrio entre o que se rojeta e os valores que são necessários manter no processo de obtenção do “novo” ou seja, harmonizar a transição entre aquilo que adquiriu um valor em si para a educação e o que se pretende realizar de novo. Para que se possa projetar é preciso sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo, segundo o autor “sem ilusões, não se é – ou permanece – professor. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade do trabalho”. Todavia o alcance de metas requer a elaboração de um planejamento sistematizado. Conforme Machado a realização de projetos fundamenta-se em seis valores: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. Não mais se pode justificar o ensino como forma de treinar os alunos para exames, o argumento a ser posto em prática são seus projetos de vida.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340/223da Silva Filho, Manoel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-28T16:10:29Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/340Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-03-28T16:10:29Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
title Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
spellingShingle Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
da Silva Filho, Manoel Pereira
Educação
title_short Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
title_full Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
title_fullStr Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
title_full_unstemmed Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
title_sort Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
author da Silva Filho, Manoel Pereira
author_facet da Silva Filho, Manoel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Filho, Manoel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description A obra alicerça-se em três palavras-chave, educação, projetos e valores. Para o autor a educação fundamenta-se numa arquitetura de valores, mas que deve ser constantemente renovada através da realização dos diversos projetos, tanto individuais quanto coletivos. O desafio consiste em estabelecer o equilíbrio entre o que se rojeta e os valores que são necessários manter no processo de obtenção do “novo” ou seja, harmonizar a transição entre aquilo que adquiriu um valor em si para a educação e o que se pretende realizar de novo. Para que se possa projetar é preciso sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo, segundo o autor “sem ilusões, não se é – ou permanece – professor. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade do trabalho”. Todavia o alcance de metas requer a elaboração de um planejamento sistematizado. Conforme Machado a realização de projetos fundamenta-se em seis valores: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. Não mais se pode justificar o ensino como forma de treinar os alunos para exames, o argumento a ser posto em prática são seus projetos de vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340/223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488397488128