Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340 |
Resumo: | A obra alicerça-se em três palavras-chave, educação, projetos e valores. Para o autor a educação fundamenta-se numa arquitetura de valores, mas que deve ser constantemente renovada através da realização dos diversos projetos, tanto individuais quanto coletivos. O desafio consiste em estabelecer o equilíbrio entre o que se rojeta e os valores que são necessários manter no processo de obtenção do “novo” ou seja, harmonizar a transição entre aquilo que adquiriu um valor em si para a educação e o que se pretende realizar de novo. Para que se possa projetar é preciso sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo, segundo o autor “sem ilusões, não se é – ou permanece – professor. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade do trabalho”. Todavia o alcance de metas requer a elaboração de um planejamento sistematizado. Conforme Machado a realização de projetos fundamenta-se em seis valores: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. Não mais se pode justificar o ensino como forma de treinar os alunos para exames, o argumento a ser posto em prática são seus projetos de vida. |
id |
UNIVASF-1_6d133dff14db9a6478b0be8c7ceacb8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/340 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José MachadoEducaçãoA obra alicerça-se em três palavras-chave, educação, projetos e valores. Para o autor a educação fundamenta-se numa arquitetura de valores, mas que deve ser constantemente renovada através da realização dos diversos projetos, tanto individuais quanto coletivos. O desafio consiste em estabelecer o equilíbrio entre o que se rojeta e os valores que são necessários manter no processo de obtenção do “novo” ou seja, harmonizar a transição entre aquilo que adquiriu um valor em si para a educação e o que se pretende realizar de novo. Para que se possa projetar é preciso sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo, segundo o autor “sem ilusões, não se é – ou permanece – professor. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade do trabalho”. Todavia o alcance de metas requer a elaboração de um planejamento sistematizado. Conforme Machado a realização de projetos fundamenta-se em seis valores: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. Não mais se pode justificar o ensino como forma de treinar os alunos para exames, o argumento a ser posto em prática são seus projetos de vida.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340/223da Silva Filho, Manoel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-28T16:10:29Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/340Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-03-28T16:10:29Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
title |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
spellingShingle |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado da Silva Filho, Manoel Pereira Educação |
title_short |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
title_full |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
title_fullStr |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
title_full_unstemmed |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
title_sort |
Resenha sobre a obra Educação: Projetos e Valores, de Nilson José Machado |
author |
da Silva Filho, Manoel Pereira |
author_facet |
da Silva Filho, Manoel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Filho, Manoel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
A obra alicerça-se em três palavras-chave, educação, projetos e valores. Para o autor a educação fundamenta-se numa arquitetura de valores, mas que deve ser constantemente renovada através da realização dos diversos projetos, tanto individuais quanto coletivos. O desafio consiste em estabelecer o equilíbrio entre o que se rojeta e os valores que são necessários manter no processo de obtenção do “novo” ou seja, harmonizar a transição entre aquilo que adquiriu um valor em si para a educação e o que se pretende realizar de novo. Para que se possa projetar é preciso sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo, segundo o autor “sem ilusões, não se é – ou permanece – professor. Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade do trabalho”. Todavia o alcance de metas requer a elaboração de um planejamento sistematizado. Conforme Machado a realização de projetos fundamenta-se em seis valores: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. Não mais se pode justificar o ensino como forma de treinar os alunos para exames, o argumento a ser posto em prática são seus projetos de vida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/340/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488397488128 |