PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROFESSOR CONECTADO: UMA ANÁLISE NÃO PEDAGÓGICA DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/23 |
Resumo: | O uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC), nos dias atuais, tem se multiplicado, efetivamente, em todos os setores da sociedade, com importante impacto no setor educacional. No ambiente escolar, a presença das TIC deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação. Portanto, há uma necessidade de estudos que analisem como vem acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo tem o objetivo de analisar como os professores da Rede Pública do Estado de Pernambuco se encontram neste cenário tecnológico. Entendemos – em uma análise inicial – que só se pode destinar um uso de qualquer equipamento se antes já se acumula experiência de usá-lo como instrumento corriqueiro. Os resultados desse estudo estão analisados em dois aspectos: (i) quanto ao domínio do computador pelos profissionais da educação, o que estamos denominando “análise não pedagógica”; (ii) como os professores estão utilizando o computador para fins pedagógicos, o qual denominamos “análise pedagógica”. Como instrumento da pesquisa, foi utilizado um questionário, distribuído em processo online (via correio eletrônico) a todos os professores da Região do Médio São Francisco do Estado de Pernambuco. Observou-se, como resultado preliminar da análise não pedagógica, que os professores participantes apresentaram pouquíssimas dificuldades para utilizar o computador nas suas rotinas diárias. Registra-se, no entanto, que o uso pedagógico deixa a desejar em alguns aspectos, objeto do estudo em andamento. |
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