PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65 |
Resumo: | Este artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos. |
id |
UNIVASF-1_8b762ec42735c08a22aadc8096eb22c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/65 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCOEnsino e aprendizagemTIC na educaçãoAnálise pedagógica das TICEste artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65/71Lasalvia, Vânia CristinaGomes, Anderson Stevens LeônidasSilva, José Antônio Aleixo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:07:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/65Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:07:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
title |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
spellingShingle |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO Lasalvia, Vânia Cristina Ensino e aprendizagem TIC na educação Análise pedagógica das TIC |
title_short |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
title_full |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
title_fullStr |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
title_sort |
PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO |
author |
Lasalvia, Vânia Cristina |
author_facet |
Lasalvia, Vânia Cristina Gomes, Anderson Stevens Leônidas Silva, José Antônio Aleixo da |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Anderson Stevens Leônidas Silva, José Antônio Aleixo da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lasalvia, Vânia Cristina Gomes, Anderson Stevens Leônidas Silva, José Antônio Aleixo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem TIC na educação Análise pedagógica das TIC |
topic |
Ensino e aprendizagem TIC na educação Análise pedagógica das TIC |
description |
Este artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487546044416 |