PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lasalvia, Vânia Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Anderson Stevens Leônidas, Silva, José Antônio Aleixo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65
Resumo: Este artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos.
id UNIVASF-1_8b762ec42735c08a22aadc8096eb22c4
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/65
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCOEnsino e aprendizagemTIC na educaçãoAnálise pedagógica das TICEste artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65/71Lasalvia, Vânia CristinaGomes, Anderson Stevens LeônidasSilva, José Antônio Aleixo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:07:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/65Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:07:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
title PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
spellingShingle PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Lasalvia, Vânia Cristina
Ensino e aprendizagem
TIC na educação
Análise pedagógica das TIC
title_short PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
title_full PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
title_fullStr PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
title_full_unstemmed PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
title_sort PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
author Lasalvia, Vânia Cristina
author_facet Lasalvia, Vânia Cristina
Gomes, Anderson Stevens Leônidas
Silva, José Antônio Aleixo da
author_role author
author2 Gomes, Anderson Stevens Leônidas
Silva, José Antônio Aleixo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lasalvia, Vânia Cristina
Gomes, Anderson Stevens Leônidas
Silva, José Antônio Aleixo da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
TIC na educação
Análise pedagógica das TIC
topic Ensino e aprendizagem
TIC na educação
Análise pedagógica das TIC
description Este artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65/71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487546044416