Psicologia numa perspectiva educacional esportiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/345 |
Resumo: | Analisando a Psicologia Educacional-Escolar, consideramos que essa propicia o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, através de suas intercessões ali objetivadas. Sob uma ótica do ambiente educacional no esporte, que tem como intuito explicar os acontecimentos relacionados ao movimento humano, tanto no que se refere a aspectos individuais, quanto a eventos coletivos, cabe discorrer sobre a Psicologia do Esporte, explicitando a Iniciação Esportiva, que objetiva propiciar a vivência esportiva infantil em várias modalidades. De acordo com Roberts & Treasure (1992), a criança, até doze anos, não deve participar de atividades esportivas específicas nem de competições formais por não possuir maturidade suficiente para compreender e assimilar tudo o que está envolvido em um processo competitivo; atividades essas, que se insiram como práticas esportivas que exijam da criança alto rendimento. Daí se faz importante a implantação da iniciação esportiva nos ambientes educacionais voltados para o esporte, que proporciona para crianças vivências em diversas práticas, considerando seus padrões maturacionais. Muitos profissionais, que trabalham com esporte, não consideram esses padrões necessários para lidar com o desenvolvimento da criança. A pedagogia esportiva tradicional está voltada para a supervalorização da competitividade e o aprimoramento precoce de habilidades técnicas (Ramos e Neves, 2008). Essa postura tradicionalista, frente às práticas esportivas, pode causar prejuízos futuros aos sujeitos inseridos nesse contexto, de modo que as crianças necessitam vivenciar movimentos corporais variados, para não desenvolverem padrões de movimentos e comportamentos retraídos. Assim, torna-se indispensável divulgar essa proposta à sociedade com o intuito de mostrar a relevância da mesma. |
id |
UNIVASF-1_706daeadca7bf840d36323af0fd001b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/345 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia numa perspectiva educacional esportivaAmbiente EducacionalIniciação EsportivaCriançasAnalisando a Psicologia Educacional-Escolar, consideramos que essa propicia o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, através de suas intercessões ali objetivadas. Sob uma ótica do ambiente educacional no esporte, que tem como intuito explicar os acontecimentos relacionados ao movimento humano, tanto no que se refere a aspectos individuais, quanto a eventos coletivos, cabe discorrer sobre a Psicologia do Esporte, explicitando a Iniciação Esportiva, que objetiva propiciar a vivência esportiva infantil em várias modalidades. De acordo com Roberts & Treasure (1992), a criança, até doze anos, não deve participar de atividades esportivas específicas nem de competições formais por não possuir maturidade suficiente para compreender e assimilar tudo o que está envolvido em um processo competitivo; atividades essas, que se insiram como práticas esportivas que exijam da criança alto rendimento. Daí se faz importante a implantação da iniciação esportiva nos ambientes educacionais voltados para o esporte, que proporciona para crianças vivências em diversas práticas, considerando seus padrões maturacionais. Muitos profissionais, que trabalham com esporte, não consideram esses padrões necessários para lidar com o desenvolvimento da criança. A pedagogia esportiva tradicional está voltada para a supervalorização da competitividade e o aprimoramento precoce de habilidades técnicas (Ramos e Neves, 2008). Essa postura tradicionalista, frente às práticas esportivas, pode causar prejuízos futuros aos sujeitos inseridos nesse contexto, de modo que as crianças necessitam vivenciar movimentos corporais variados, para não desenvolverem padrões de movimentos e comportamentos retraídos. Assim, torna-se indispensável divulgar essa proposta à sociedade com o intuito de mostrar a relevância da mesma.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/345Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/345/228Jovino, Mona Larissa NunesBatista, Marcella de FátimaMachado, Patrícia SantanaAraújo, Polyanna RibeiroTorres, Tatiany Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:53:16Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/345Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:53:16Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
title |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
spellingShingle |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva Jovino, Mona Larissa Nunes Ambiente Educacional Iniciação Esportiva Crianças |
title_short |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
title_full |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
title_fullStr |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
title_full_unstemmed |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
title_sort |
Psicologia numa perspectiva educacional esportiva |
author |
Jovino, Mona Larissa Nunes |
author_facet |
Jovino, Mona Larissa Nunes Batista, Marcella de Fátima Machado, Patrícia Santana Araújo, Polyanna Ribeiro Torres, Tatiany Soares |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Marcella de Fátima Machado, Patrícia Santana Araújo, Polyanna Ribeiro Torres, Tatiany Soares |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jovino, Mona Larissa Nunes Batista, Marcella de Fátima Machado, Patrícia Santana Araújo, Polyanna Ribeiro Torres, Tatiany Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Educacional Iniciação Esportiva Crianças |
topic |
Ambiente Educacional Iniciação Esportiva Crianças |
description |
Analisando a Psicologia Educacional-Escolar, consideramos que essa propicia o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, através de suas intercessões ali objetivadas. Sob uma ótica do ambiente educacional no esporte, que tem como intuito explicar os acontecimentos relacionados ao movimento humano, tanto no que se refere a aspectos individuais, quanto a eventos coletivos, cabe discorrer sobre a Psicologia do Esporte, explicitando a Iniciação Esportiva, que objetiva propiciar a vivência esportiva infantil em várias modalidades. De acordo com Roberts & Treasure (1992), a criança, até doze anos, não deve participar de atividades esportivas específicas nem de competições formais por não possuir maturidade suficiente para compreender e assimilar tudo o que está envolvido em um processo competitivo; atividades essas, que se insiram como práticas esportivas que exijam da criança alto rendimento. Daí se faz importante a implantação da iniciação esportiva nos ambientes educacionais voltados para o esporte, que proporciona para crianças vivências em diversas práticas, considerando seus padrões maturacionais. Muitos profissionais, que trabalham com esporte, não consideram esses padrões necessários para lidar com o desenvolvimento da criança. A pedagogia esportiva tradicional está voltada para a supervalorização da competitividade e o aprimoramento precoce de habilidades técnicas (Ramos e Neves, 2008). Essa postura tradicionalista, frente às práticas esportivas, pode causar prejuízos futuros aos sujeitos inseridos nesse contexto, de modo que as crianças necessitam vivenciar movimentos corporais variados, para não desenvolverem padrões de movimentos e comportamentos retraídos. Assim, torna-se indispensável divulgar essa proposta à sociedade com o intuito de mostrar a relevância da mesma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/345 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/345/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 1 n. 1 (2010) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488403779584 |