A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jozélio Agostinho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maranhão, Kelly Maria Lima, de Sá, Elielba Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317
Resumo: Este artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação.  
id UNIVASF-1_7121906c9d6a9324ee2844db9e2cd768
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/317
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação docenteFormação continuadaPrática pedagógicaEste artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2013-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 3 n. 4 (2013)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317/198Lopes, Jozélio AgostinhoMaranhão, Kelly Maria Limade Sá, Elielba Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:44:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/317Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:44:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lopes, Jozélio Agostinho
Formação docente
Formação continuada
Prática pedagógica
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Lopes, Jozélio Agostinho
author_facet Lopes, Jozélio Agostinho
Maranhão, Kelly Maria Lima
de Sá, Elielba Gomes
author_role author
author2 Maranhão, Kelly Maria Lima
de Sá, Elielba Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jozélio Agostinho
Maranhão, Kelly Maria Lima
de Sá, Elielba Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Formação continuada
Prática pedagógica
topic Formação docente
Formação continuada
Prática pedagógica
description Este artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317/198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 3 n. 4 (2013)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488047263744