A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317 |
Resumo: | Este artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação. |
id |
UNIVASF-1_7121906c9d6a9324ee2844db9e2cd768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/317 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação docenteFormação continuadaPrática pedagógicaEste artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2013-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 3 n. 4 (2013)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317/198Lopes, Jozélio AgostinhoMaranhão, Kelly Maria Limade Sá, Elielba Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:44:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/317Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:44:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lopes, Jozélio Agostinho Formação docente Formação continuada Prática pedagógica |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Lopes, Jozélio Agostinho |
author_facet |
Lopes, Jozélio Agostinho Maranhão, Kelly Maria Lima de Sá, Elielba Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Maranhão, Kelly Maria Lima de Sá, Elielba Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Jozélio Agostinho Maranhão, Kelly Maria Lima de Sá, Elielba Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Formação continuada Prática pedagógica |
topic |
Formação docente Formação continuada Prática pedagógica |
description |
Este artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317/198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 3 n. 4 (2013) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488047263744 |