A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”. |
id |
UNOCHAPO-1_13b1da056aa859b4aef1ef436b0f8e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7134 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas. Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”.Unochapecó2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/713410.22196/rp.v25i1.7134Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134/3987Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral da Costa Chaves, Ivanildados Santos Felício, Helena Maria dos Santos 2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7134Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cabral da Costa Chaves, Ivanilda Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas. |
title_short |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Cabral da Costa Chaves, Ivanilda |
author_facet |
Cabral da Costa Chaves, Ivanilda dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral da Costa Chaves, Ivanilda dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas. |
topic |
Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas. |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134 10.22196/rp.v25i1.7134 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134/3987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991562104832 |