A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral da Costa Chaves, Ivanilda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134
Resumo:      Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”.
id UNOCHAPO-1_13b1da056aa859b4aef1ef436b0f8e61
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7134
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas.     Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”.Unochapecó2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/713410.22196/rp.v25i1.7134Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134/3987Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral da Costa Chaves, Ivanildados Santos Felício, Helena Maria dos Santos 2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7134Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cabral da Costa Chaves, Ivanilda
Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas.
title_short A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Cabral da Costa Chaves, Ivanilda
author_facet Cabral da Costa Chaves, Ivanilda
dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos
author_role author
author2 dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral da Costa Chaves, Ivanilda
dos Santos Felício, Helena Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas.
topic Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas.
description      Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134
10.22196/rp.v25i1.7134
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134/3987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991562104832